Festivais de Teatro de Animação no Brasil (2000-2009)

Autores

  • Miguel Vellinho Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010208

Resumo

O movimento teatral dos festivais brasileiros dedicados ao boneco e ao
Teatro de Animação passou, nesta primeira década do século XXI, por transformações intensas para um período tão curto. Se em fins da década de 1990 o quadro era de comodismo em pautar e repetir atrações de sucesso garantido nos poucos festivais que existiam até então, com a virada do século, novos personagens, vindos de dentro e de fora do meio teatral, deram um fôlego novo a um mercado que parecia minguar. A circulação intensa nesses novos festivais pode realimentar grupos antigos a platéias novas, garantiu a popularização dos grupos surgidos nesses últimos dez anos e alimentou o sonho de novos criadores a embarcar em um circuito que, a cada ano, só tende a crescer. O presente estudo busca entender as razões, nem sempre muito claras, do comportamento dos organizadores e curadores brasileiros e permite conhecer um pouco mais este veio de produção.

Palavras-chave: Festivais de teatro de animação; teatro de bonecos do Brasil; transformações no teatro de animação do Brasil.

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Biografia do Autor

Miguel Vellinho, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Diretor teatral, ator, fundador do Grupo Sobrevento. Mestre em Teatro (2008), pela UNIRIO - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Fundador e diretor da Cia Pequod e atualmente é professor assistente na UNIRIO e onde pesquisa e dá aulas sobre teatro de animação.  

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Publicado

2018-04-07

Como Citar

VELLINHO, Miguel. Festivais de Teatro de Animação no Brasil (2000-2009). Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 208–222, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010208. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

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