Reflexões sobre a formação e o vínculo entre Professor e Aluno, Mestre e Aprendiz

Auteurs

  • Tito Lorefice Universidad Nacional de San Martín (Argentina)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034702142015071

Résumé

O presente artigo produz uma reflexão sobre uma questão recorrente que
costuma inquietar no âmbito do ensino profissional da arte dos bonecos e das formas animadas: é possível descrever o conteúdo e a forma do fazer artístico em nossa arte e comunicá-lo mediante o processo habitual de ensino e aprendizagem? De que maneira o artista formador se vincula com o aluno ou o aprendiz? Talvez seja necessário encontrar novas formas de transmissão, sem nos esquecermos da tradição.

Palavras-chave: Transmigrar. Esvaziar. Póiesis-tekné. Manipulação-interpretação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Tito Lorefice, Universidad Nacional de San Martín (Argentina)

Titeriteiro, Diretor, Docente, Músico, Autor. Diretor da
Área de Teatro de Titeres y Objectos da Unviversidad Nacional de San Martín - UNSAM, Argentina. Diretor da Licenciatura em Teatro de Títeres da mesma universidade. Integrou por 23 anos o Grupo de Titeriteiros do
Teatro General San Martín, de Buenos Aires, onde interpretou, foi professor, músico e diretor teatral. Foi Reitor do Instituto de Artes da UNSAM. Preside a Comissão de Formação Profissional da UNIMA.

Téléchargements

Publiée

2018-03-09

Comment citer

LOREFICE, Tito. Reflexões sobre a formação e o vínculo entre Professor e Aluno, Mestre e Aprendiz. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 14, p. 071–085, 2018. DOI: 10.5965/2595034702142015071. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702142015071. Acesso em: 24 nov. 2024.