Olga Romero: sobre cartografia político-artística

Auteurs

  • Amábilis de Jesus Faculdade de Artes do Paraná – FAP – Curitiba

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701132015162

Résumé

A partir de entrevistas realizadas com a artista-bonequeira Olga Romero,
busca-se salientar aspectos da sua biografia, numa cartografia político-artística iniciada já na sua infância, na cidade de Laboulaye, na Argentina. Sua vinda para o Brasil na década de 1970, ao Rio de Janeiro, coincide com uma época de grande efervescência na pesquisa do teatro de animação, no qual grandes nomes se tornaram destaque na história dessa linguagem. Além da singularidade do seu processo de criação, também se percebem em sua biografia o entrelaçamento da arte com
os acontecimentos políticos e o trânsito em diferentes países, fortalecendo os seus modos de compreensão da dramaturgia, dos estados de presença e da totalidade da cena. Radicada em Curitiba desde meados dos anos 1980, Olga Romero ali mantém a sua produção artística.

Palavras-chave: Teatro de Animação. Cartografias. Modos de presença.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Amábilis de Jesus, Faculdade de Artes do Paraná – FAP – Curitiba

Figurinista, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010) e mestre em Teatro pela
Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2005). Atualmente, é professora na Faculdade de Artes do Paraná – FAP, em Curitiba. Pesquisa e atua nas áreas de figurino, performance, teatro e dança.

Téléchargements

Publiée

2018-03-16

Comment citer

DE JESUS, Amábilis. Olga Romero: sobre cartografia político-artística. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 13, p. 162–173, 2018. DOI: 10.5965/2595034701132015162. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701132015162. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático