(In) complÉtudes: os corpos híbridos nas cenas da DudaPaiva Company

Autores

  • Amábilis de Jesus UNESPAR - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701172017058

Resumo

Para refletir sobre os modos de existência dos corpos nas montagens da
DudaPaiva Company, busca-se três recortes: o corpo como reduto da existência; a
voz como elemento constituinte do ser; e o corpo identidade/alteridade. Aliam-se os
estudos filosóficos de Heráclito de Éfeso e Parmênides de Eléia sobre a ontologia do
ser aos estudos de Gilles Deleuze sobre o cansado e o esgotado, intentando alargar os
campos de discussão do fazer no teatro de animação. Nos recortes, parte-se dos recursos
utilizados nos espetáculos Blind e Break a legend.

Palavras-chave: Corpo. Ontologia do ser. Identidade. Alteridade.

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Biografia do Autor

Amábilis de Jesus, UNESPAR - Campus de Curitiba II - Faculdade de Artes do Paraná - FAP

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010) e Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2005). Desde 1996 é professora do Colegiado de Artes Cênicas da UNESPAR - Campus de Curitiba II - FAP. Pesquisa e atua na área de figurino (teatro, teatro de animação, performance e dança).

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

DE JESUS, Amábilis. (In) complÉtudes: os corpos híbridos nas cenas da DudaPaiva Company. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 17, p. 058–074, 2018. DOI: 10.5965/2595034701172017058. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701172017058. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático