Do objeto à figura e da imagem à forma

Auteurs

  • Ana Maria Amaral Universidade de São Paulo – USP (São Paulo)

DOI :

https://doi.org/10.5965/2595034701122014110

Résumé

A partir das acepções que as Vanguardas Históricas Europeias despertaram no início do Século XX, este artigo se propõe a refletir sobre as perspectivas que, na época, o teatro de bonecos manifestava, seja como: teatro de animação, de objetos, teatro de imagens e/ou teatro visual. O estudo é ilustrado com experimentações e espetáculos do Grupo Casulo – BonecObjeto, de São Paulo. São destacadas as influências no Grupo, visíveis nas suas montagens, sob o ponto de vista técnico, estético e simbólico caracterizando a heterogeneidade de suas criações.

Palavras-chave: Teatro de Animação. Teatro de Imagens. Teatro Visual. Teatro de Objeto. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Ana Maria Amaral, Universidade de São Paulo – USP (São Paulo)

Diretora teatral, dramaturga e pesquisadora. Professora titular da Universidade de Sao Paulo – USP. Fundadora do Grupo O Casulo – BonecObjeto. Tem pesquisado principalmente os seguintes temas: teatro, teatro de animacao, teatro de bonecos, poesia e ator. E autora de diversos artigos e livros que ajudaram a criar uma nova maneira de ver o teatro de animacao no Brasil, dentro dos quais se destacam o livro Teatro de Formas Animadas (1991) e O Ator e seus Duplos (2002).

Téléchargements

Publiée

2018-03-22

Comment citer

AMARAL, Ana Maria. Do objeto à figura e da imagem à forma. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 12, p. 110–129, 2018. DOI: 10.5965/2595034701122014110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701122014110. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos fora do Dossier Temático