Aspectos gerais acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701292024414

Palabras clave:

artes plásticas, Kantor, objeto, teatro

Resumen

Tadeusz Kantor (Wielopole/Polônia - 1915-1990) foi um dos mais importantes homens de teatro do século XX. O teatro de Kantor possui uma intensa ligação com as artes plásticas e tem uma grande influência das vanguardas da primeira metade do século passado. O teatro kantoriano tem diversos elementos de sustentação; entretanto, o objeto, seja ele retirado da realidade cotidiana ou construído exclusivamente para uma finalidade cênica, transpassa toda a sua obra. Assim, esse artigo procura fazer alguns apontamentos acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor de forma a possibilitar um melhor entendimento da sua existência em cena tanto do ponto de vista estético, como conceitual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wagner Francisco Araujo Cintra, Universidad Estatal Paulista

Possui graduação (direção teatral), mestrado e Doutorado em Artes Cênicas, todos realizados na ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Possui Livre-Docência em Teatro de Formas Animadas pela UNESP. É professor na cadeira Laboratório de Formas Animadas e Visualidades no Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (São Paulo Brasil) onde foi coordenador do curso de Licenciatura em Arte-Teatro de 2008 a 2012. É professor do programa de pós-graduação em Artes, Área de Concentração: Artes Cênicas na mesma universidade orientando trabalhos de mestrado e doutorado. Suas pesquisas, mestrado e doutorado, tornaram-se referências no estudo sobre Tadeusz Kantor no Brasil. Atualmente desenvolve pesquisa na área da praxis teatral investigando as relações que ocorrem na interface do teatro com as artes visuais. É o atual Diretor do Instituto de Artes da Unesp com mandato até agosto de 2024. (Fonte: Currículo Lattes)

Citas

Alexandrian, Sarane. L’Art Surréaliste, Fernand Hazan Éditeur, Paris, 1975.

Kantor, T. Les voies de la création théâtrale, études de Denis Bablet et Brunella Eruli, réunis et présentés par D. Bablet, Paris, C.N.R.S. Vol. XI, 1983.

________O Objeto se torna ator. In. Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro: SBAT, n.68,1976.

________ Entretiens – Arts & Esthétique. Paris: 1996.

________Lécon de Milan. Paris: Actes Sud-Papiers, 1990.

Roubine, J.J. A Linguagem da Encenação Teatral, Zahar, São Paulo, 1982.

Schulz, B. Traité des mannequins ou la seconde genèse, Traité des mannequins, Paris, Julliard, Les Lettres Nouvelles 15, 1961.

Skiba-Lickel, A. L’acterur dans le théâtre de Tadeusz Kantor. Bouffonneries, n. 26-27 – France, 1991.

Publicado

2024-05-10

Cómo citar

CINTRA, Wagner Francisco Araujo. Aspectos gerais acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 29, p. 414–429, 2024. DOI: 10.5965/2595034701292024414. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/24692. Acesso em: 22 nov. 2024.