O processo criativo da encenação "Brosogó, Militão e o Diabo": Uma proposta de metodologia do ensino de teatro para a criação de montagem cênica com discentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019068

Resumen

Este texto busca compreender o processo criativo como uma metodologia do ensino de teatro, pois inúmeras metodologias se somam durante uma montagem cênica, como os jogos teatrais, os jogos dramáticos, a improvisação. Dessa forma, a proposta deste trabalho é entender o processo criativo a partir da encenação Brosogó, Militão e o Diabo, realizada com os discentes do curso de teatro da Universidade Federal da Bahia, apresentando os princípios que foram importantes e característicos para a montagem de uma encenação. Por este viés, o texto apresenta as fases de como cada ação foi desenvolvida, desde a escolha da concepção a partir da Commedia dell’arte; o como pensar a encenação a partir da produção teatral; além de fazer com que os discentes experimentassem as diferentes funções que concernem ao processo criativo de uma montagem cênica. Por isso, este trabalho dá pistas de como montagens cênicas podem ser criadas no ensino superior, no ensino regular ou no ensino não formal.

Palavras-chave: Processo criativo. Encenação. Commedia Dell’arte. Montagem cênica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Carlos Alberto Ferreira é encenador, performer, ator, produtor teatral. Entre 2014 a 2016 foi professor por tempo determinado da Escola de Teatro da UFBA. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3; Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011). Realiza pesquisas teórico/prática como encenador/ator na área de montagem de textos contemporâneos. Trabalha no âmbito educacional, buscando identificar a relação da arte contemporânea com a educação inclusiva, aumentando a prática de reflexão acerca do tema de pessoas com deficiência.

Publicado

2019-11-14

Cómo citar

DA SILVA, Carlos Alberto Ferreira. O processo criativo da encenação "Brosogó, Militão e o Diabo": Uma proposta de metodologia do ensino de teatro para a criação de montagem cênica com discentes. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 068–086, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019068. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019068. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos fora do Dossier Temático