O processo criativo da encenação "Brosogó, Militão e o Diabo": Uma proposta de metodologia do ensino de teatro para a criação de montagem cênica com discentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701202019068

Abstract

Este texto busca compreender o processo criativo como uma metodologia do ensino de teatro, pois inúmeras metodologias se somam durante uma montagem cênica, como os jogos teatrais, os jogos dramáticos, a improvisação. Dessa forma, a proposta deste trabalho é entender o processo criativo a partir da encenação Brosogó, Militão e o Diabo, realizada com os discentes do curso de teatro da Universidade Federal da Bahia, apresentando os princípios que foram importantes e característicos para a montagem de uma encenação. Por este viés, o texto apresenta as fases de como cada ação foi desenvolvida, desde a escolha da concepção a partir da Commedia dell’arte; o como pensar a encenação a partir da produção teatral; além de fazer com que os discentes experimentassem as diferentes funções que concernem ao processo criativo de uma montagem cênica. Por isso, este trabalho dá pistas de como montagens cênicas podem ser criadas no ensino superior, no ensino regular ou no ensino não formal.

Palavras-chave: Processo criativo. Encenação. Commedia Dell’arte. Montagem cênica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Carlos Alberto Ferreira é encenador, performer, ator, produtor teatral. Entre 2014 a 2016 foi professor por tempo determinado da Escola de Teatro da UFBA. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA; cursou o Doutorado-Sanduíche na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3; Mestre pelo PPGAC-UFBA (2012-2014). Graduado em Artes Cênicas Licenciatura e Bacharelado com ênfase em Direção Teatral e Interpretação, pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2006-2011). Realiza pesquisas teórico/prática como encenador/ator na área de montagem de textos contemporâneos. Trabalha no âmbito educacional, buscando identificar a relação da arte contemporânea com a educação inclusiva, aumentando a prática de reflexão acerca do tema de pessoas com deficiência.

Published

2019-11-14

How to Cite

DA SILVA, Carlos Alberto Ferreira. O processo criativo da encenação "Brosogó, Militão e o Diabo": Uma proposta de metodologia do ensino de teatro para a criação de montagem cênica com discentes. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 20, p. 068–086, 2019. DOI: 10.5965/2595034701202019068. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701202019068. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático