Específico e genérico: ator no teatro de animação

Autores/as

  • Caroline Holanda Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010094

Resumen

O termo “Teatro” é acolhedor de uma vasta gama de modalidades teatrais que se diferenciam por certos aspectos ligados ao modo de articulação dos princípios teatrais na geração da significação cênica. Esses modos de operar princípios teatrais dão a essas modalidades especificidades, originando a pluralidade da linguagem teatral, tais como o Teatro de Rua, Dança-Teatro e o Teatro de Animação. O presente artigo tem como proposta apontar e refletir acerca das particularidades do Teatro de Animação, tocando o tema na perspectiva do trabalho do ator-animador. Nesse intuito, apresento breve incursão no período de intensa redefinição nessa linguagem a fim de observar questões que marcam esse processo e incidem no modo de operar do ator-animador, para em seguida abordar propriamente o foco do artigo.

Palavras-chave: Princípios técnicos; teatro de animação; ator-animador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Caroline Holanda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com pesquisa direcionada aos princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Atualmente é
professora do Curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

 

Publicado

2018-04-07

Cómo citar

HOLANDA, Caroline. Específico e genérico: ator no teatro de animação. Móin-Móin - Revista de Estudios sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 094–109, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010094. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010094. Acesso em: 22 nov. 2024.