Específico e genérico: ator no teatro de animação

Authors

  • Caroline Holanda Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701072010094

Abstract

O termo “Teatro” é acolhedor de uma vasta gama de modalidades teatrais que se diferenciam por certos aspectos ligados ao modo de articulação dos princípios teatrais na geração da significação cênica. Esses modos de operar princípios teatrais dão a essas modalidades especificidades, originando a pluralidade da linguagem teatral, tais como o Teatro de Rua, Dança-Teatro e o Teatro de Animação. O presente artigo tem como proposta apontar e refletir acerca das particularidades do Teatro de Animação, tocando o tema na perspectiva do trabalho do ator-animador. Nesse intuito, apresento breve incursão no período de intensa redefinição nessa linguagem a fim de observar questões que marcam esse processo e incidem no modo de operar do ator-animador, para em seguida abordar propriamente o foco do artigo.

Palavras-chave: Princípios técnicos; teatro de animação; ator-animador.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Caroline Holanda, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC com pesquisa direcionada aos princípios técnicos do trabalho do ator-animador. Atualmente é
professora do Curso de Belas Artes da Universidade de Fortaleza - UNIFOR.

 

Published

2018-04-07

How to Cite

HOLANDA, Caroline. Específico e genérico: ator no teatro de animação. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 1, n. 07, p. 094–109, 2018. DOI: 10.5965/2595034701072010094. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034701072010094. Acesso em: 17 jul. 2024.