O papel dos festivais de teatro de bonecos na formação do ator animador brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701062009103Resumen
Os festivais de teatro, no Brasil, são considerados como fundamentais na construção da história desta arte. A compreensão disto não se remete apenas à importância que esses encontros têm na formação dos artistas. Refere-se acima de tudo ao movimento de transformação da cena brasileira, de afi rmação e de reconhecimento do que se pode chamar de teatro brasileiro. Podemos afi rmar o mesmo em relação aos Festivais de Teatro de Bonecos que acompanham intimamente a história dessa arte e contribuem decisivamente com a formação de muitos dos seus artistas. Existem festivais de todos os tamanhos e com diferentes perfi s de programação. Alguns deles não olham para o lado enriquecedor da troca de experiências e são como uma vitrine de espetáculos. Os promotores dos festivais têm difi culdades para realizá-los porque não existem políticas traçadas nesse campo, nem visão desses eventos como um espaço de “celebração do conhecimento”. Os organizadores devem se preocupar mais com a sistematização de documentos e de depoimentos de artistas, medidas que poderiam ajudar a transformar essa realidade.
Palavras-chave: Festivais de teatro de animação; formação de artistas;
encontro de artistas; troca de experiência e apoio a eventos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Al enviar un artículo a la Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas y ser aprobado, los autores concuerdan en ceder, sin remuneración, los siguientes derechos a la Revista: los derechos de primera publicación y permiso para que la Revista redistribuya ese artículo y sus meta datos a los servicios de indexación y referencia que sus editores juzguen apropiados.
Los artículos cuyos autores son identificados representan la expresión del punto de vista de sus autores y no la posición oficial de la revista Móin-Móin.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista Móin-Móin se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos enviados.
Este obra está licenciada con una Licencia Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.