The woman's body as a residence in Habite-me

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702232020218

Keywords:

Habitar, mulher, Teatro de animação

Abstract

This article is the result of dialogue and interaction with Carolina Garcia, actress and
producer of the theatre play Habite-me (2019). The show, defined as theater of masks, dance
and puppets, has a prologue and three parts, and deals with existential themes, such as life and
death, the relationship with the passage of time and care for others. The proposal, by enlivening
these themes and intertwining them with a woman's body, also engages in a dialogue with the
other elements of the scene, acquiring different contours and expanding them. Habite-me is the
result of an exchange between artists from Brazil, Canada (Cie.Territoire 80) and Belgium.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joana Vieira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2004), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Unopar (2014) e Mestrado em Artes Cênicas na UFRN. Cursando Doutorado em Teatro pela Udesc. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Interpretação Teatral, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro de animação, teatro de rua, esquadrão da vida, Bertold Brecht e cultura afrodescendente.

References

AHLERT, Alvori. Corporeidade e educação: o corpo e os novos paradigmas da complexidade. Revista Ibero-Americana de Educação. V.1, nº56, p.1-13, 2011.

BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

BALARDIM, Paulo César. Desdobramentos do Ator, do Objeto e do Espaço. Florianópolis, 2013. Tese (Doutorado) - Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina.

CORSO, Diana. O insuportável do corpo feminino. Vídeo. Canal Café filosófico da TV Cultura. Exibido em dezembro de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oHiLo8nTyT0&t=1079s . Acesso em 01/06/ 2020.

COSTA, Felisberto Sabino da. Máscara: corpo. Artifício. In: BELTRAME, Valmor Nini e ANDRADE, Milton de (Org.) Teatro de Máscaras. Florianópolis: UDESC, 2010. p.11-26.

DICHTCHEKENIAN, Nichan. O Mundo é a casa do homem. Palestra proferida em 29/09/2006. Disponível em: http://www.fenoegrupos.com/JPM-Article3/pdfs/Nichan_Mundo.pdf . Acesso em 15/07/2020.

DICHTCHEKENIAN, Nichan. A poética como revelação do habitar em Heidegger e a poética como constituição-mundo em Bachelard. Vídeo da palestra proferida em 29/09/2014. Publicado em 16 de janeiro de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xy7IZpCzFzU . Acesso em 22/06/2020.

ESTÉS, Clarissa Pinkola. A ciranda das mulheres sábias: ser jovem enquanto velha, velha enquanto jovem. Rio de Janeiro: Rocco. 2007.

GARCIA, Carolina. Entrevista concedida a Joana Vieira Viana via Whatsapp. 20 de junho a 30 de julho de 2020. Entrevista.

GIL, José. Movimento Total. São Paulo: Iluminuras, 2002.

NETO, João Cabral de Melo. Habitar o Tempo. Poema. Disponível em: https://solangef.wordpress.com/2008/12/29/joao-cabral-de-melo-neto-habitar-otempo/. Acesso em 24/06/2020.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Ebook, 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/zara.pdf . Acesso em 20/07/2020.

NOGUÈS, Joëlle. Transfiguração dos corpos. Os corpos pensantes. Móin-Móin: Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, ano 13, v.17, 2017. p.15-29.

RAGO, Margareth. Epistemologia Feminista, Gênero e História. In: PEDRO, Joana Maria; GROSSI, Miriam Pilar (Orgs.). Masculino, feminino, plural: Gênero na interdisciplinaridade. Florianópolis: Ed. Mulheres, 1998.

RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno. Tradução: Dora Ferreira da Silva. 6 Ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013. E-book, disponível em https://books.google.com.br/books?hl=pt-PT&lr=&id=mVkbAgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=Rainer+Maria+Rilke+Elegia+de+du%C3%ADno+estranho+n%C3%A3o+habitar+mais+terra&ots=1AL4mKnsxe&sig=IqluOm0rOA55dA8LHwDMjwrPQ#v=onepage&q=Rainer%20Maria%20Rilke%20Elegia%20de%20du%C3%ADno%20estranho%20n%C3%A3o%20habitar%20mais%20terra&f=false . Acesso em 20/07/2020.

SUASSUNA, Ariano. O Auto da Compadecida. 19 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1983.

VASCONCELOS, Romíria Penha Turcheti. A corporeidade do artista da cena por uma perspectiva das “peles”. In: I Semana Acadêmica do Curso de Teatro. UFSJ: 2015. Anais da I Semana Acadêmica do Curso de Teatro. São João del-Rei, MG, p.31-41.

Published

2020-12-18

How to Cite

VIANA, Joana Vieira. The woman’s body as a residence in Habite-me. Móin-Móin Magazine - Studies in the Art of Puppetry, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 218–234, 2020. DOI: 10.5965/2595034702232020218. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/18394. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos fora do Dossier Temático