O riso que queremos: o congresso feminino

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DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022032

Palavras-chave:

teatro de bonecos, mamulengo, mulheres no mamulengo, dramaturgias, Lei Maria da Penha

Resumo

O presente artigo pretende discutir a potência, bem como a dimensão política e contraventora na brincadeira de Mamulengo chamada Congresso Feminino do grupo Mamulengando Alegria, de Glória do Goitá-PE, formado por Neide, Cida e Larissa Lopes. Nossa proposta é compor um texto em diálogo com a Cida, repercutindo uma articulação com o referencial teórico de bell hooks (2019), Marcela Lagarde (2011), Margareth Rago (2013), Patrícia Dutra (1998) e a Lei 13.104, elucidando como o risível se transforma perante as reivindicações e as lutas sociais das mulheres no século XXI, pensando ainda nos impactos que a produção de espetáculos como esse reverberam no público.

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Biografia do Autor

Barbara Duarte Benatti, University of Brasília

Licenciada em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília-UnB (2008). Pós-graduada com especialização em Hotelaria Hospitalar, pelo Centro de Excelência em Turismo-UnB (2009). Mestre em Artes Cênicas (2017), pela Universidade de Brasília-UnB. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na UnB.

Joana Vieira Viana, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (2004), Especialização em Docência no Ensino Superior pela Unopar (2014) e Mestrado em Artes Cênicas na UFRN. Cursando Doutorado em Teatro pela Udesc.

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

BENATTI, Barbara Duarte; VIANA, Joana Vieira. O riso que queremos: o congresso feminino. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 032–049, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022032. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22113. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: O Riso e o grotesco no teatro de animação