Aspectos gerais acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor
DOI:
https://doi.org/10.5965/2595034701292024414Palavras-chave:
artes plásticas, Kantor, objeto, teatroResumo
Tadeusz Kantor (Wielopole/Polônia - 1915-1990) foi um dos mais importantes homens de teatro do século XX. O teatro de Kantor possui uma intensa ligação com as artes plásticas e tem uma grande influência das vanguardas da primeira metade do século passado. O teatro kantoriano tem diversos elementos de sustentação; entretanto, o objeto, seja ele retirado da realidade cotidiana ou construído exclusivamente para uma finalidade cênica, transpassa toda a sua obra. Assim, esse artigo procura fazer alguns apontamentos acerca do objeto no teatro de Tadeusz Kantor de forma a possibilitar um melhor entendimento da sua existência em cena tanto do ponto de vista estético, como conceitual.
Downloads
Referências
Alexandrian, Sarane. L’Art Surréaliste, Fernand Hazan Éditeur, Paris, 1975.
Kantor, T. Les voies de la création théâtrale, études de Denis Bablet et Brunella Eruli, réunis et présentés par D. Bablet, Paris, C.N.R.S. Vol. XI, 1983.
________O Objeto se torna ator. In. Cadernos de Teatro. Rio de Janeiro: SBAT, n.68,1976.
________ Entretiens – Arts & Esthétique. Paris: 1996.
________Lécon de Milan. Paris: Actes Sud-Papiers, 1990.
Roubine, J.J. A Linguagem da Encenação Teatral, Zahar, São Paulo, 1982.
Schulz, B. Traité des mannequins ou la seconde genèse, Traité des mannequins, Paris, Julliard, Les Lettres Nouvelles 15, 1961.
Skiba-Lickel, A. L’acterur dans le théâtre de Tadeusz Kantor. Bouffonneries, n. 26-27 – France, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Móin-Móin Revista de Estudos Sobre Teatro de Formas Animadas e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Móin-Móin.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista Móin-Móin reserva-se o direito de usar software ou outros métodos de detecção de plágio para analisar os trabalhos submetidos.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.