O Portal das Artes da Marionete: modelando um domínio cultural e colocando-o em prática no PMB, feedback

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702272022159

Palavras-chave:

Portail des Arts de la Marionnette, Institut International de la Marionnette, software livre PMB, humanidades digitais

Resumo

Este texto é a tradução inédita de um fragmento do artigo co-escrito pela gerente de projeto do Portail des Arts de la Marionnette (https://lelab.artsdelamarionnette.eu) e pelo diretor de inovação da prestadora de serviços PMB Services. O texto original (em francês) foi publicado em duas partes, uma em 2021 e outra em 2022, em Les Cahiers de la Documentation (ABD/BVD, Bruxelas). O texto apresenta a experiência sobre este projeto de valorização online de um conjunto de dados heterogêneos (catálogos de bibliotecas, objetos e documentos digitalizados e metadados relacionados, dados de pesquisa) produzidos por um consórcio atualmente composto por vinte e sete instituições e coordenado desde 2009 pelo Institut International de la Marionnette-IIM (França).Essa valorização é realizada através do software livre PMB, sobre um modelo semântico notadamente inspirado em FRBRoo e SKOS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphaèle Fleury, Institut International de la Marionnette

Doutora em Literatura e Civilização Francesa (Paris IV, 2008). Diretora de Pesquisa e Inovação (2009-2023) no Institut International de la Marionnette (França)

Florent Tétart, PMB Services

Desenvolvedor de softwares, co-fundador e Diretor de Inovação da PMB Services.

Paulo Balardim, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Associado na área de Prática Teatral-Teatro de Animação, no Departamento de Artes Cênicas e no PPGAC do Centro de Artes-CEART da UDESC. Coordena o Programa de Extensão Formação Profissional no Teatro Catarinense. Pós-Doutorado em Teatro de Animação (Université Paul Valéry-Montpellier III), Doutor (PPGT/UDESC) e Mestre (PPGAC/UFRGS) em Artes Cênicas, Licenciado em Letras-Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (ULBRA).

Referências

FLEURY, Raphaèle; TÉTART, Florent. Le Portail des Arts de la Marionnette: Modélisation d’un domaine culturel et mise en pratique dans PMB, retour d’expérience. Cahiers de la Documentation 2021/2. Disponível em https://www.abd-bvd.be/fr/cahiers-de-la-documentation/2021-2/ (primeira parte) e https://www.abd-bvd.be/fr/cahiers-de-la-documentation/2022-1-2/ (segunda parte).

FLEURY, Raphaèle; TÉTART, Florent. Le Portail des Arts de la Marionnette: Modélisation d’un domaine culturel et mise en pratique dans PMB, retour d’expérience. Modelo de dados online. Disponível (em breve) em https://docs.google.com/presentation/d/1UqdYaMgWCZw6vtmijFrenQYkw6GlgVAYHC0w57vCEbM/edit?usp=sharing.

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

FLEURY, Raphaèle; TÉTART, Florent; BALARDIM, Paulo. O Portal das Artes da Marionete: modelando um domínio cultural e colocando-o em prática no PMB, feedback. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 159–173, 2023. DOI: 10.5965/2595034702272022159. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/23355. Acesso em: 25 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>