Além da ânima: aproximações entre o teatro de objetos e a arte da performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034701262022185

Palavras-chave:

teatro, animação, boneco, objeto, performance

Resumo

Este artigo reflete sobre a ação de animar como elemento estruturante no teatro de bonecos e sua superação levada a efeito por algumas tendências do teatro de objetos, uma vertente do teatro de animação contemporâneo que se utiliza de artefatos do cotidiano em vez de bonecos em suas montagens. Argumenta-se que, ao tempo em que intencionalmente distanciam-se da animação e suas técnicas associadas, estes artistas e grupos passam a valorizar outros procedimentos similares aos do campo da arte da performance. Conclui-se que tal movimento contribui para ampliar o horizonte de possibilidades do teatro de objetos.  

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Biografia do Autor

José Oliveira Parente, Universidade Federal da Grande Dourados

professor do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Bacharel e Mestre em Teatro pela Universidade de São Paulo – USP. Ator e diretor teatral. Cofundador do Núcleo Cena Viva, um grupo de teatro com atuação em Dourados-MS. Sua pesquisa mais recente investiga as possibilidades dos objetos ou coisas materiais inanimadas em processos artísticos e pedagógicos. 

Ariane Guerra Barros, Universidade Federal da Grande Dourados

Professora do curso de Graduação em Artes Cênicas e Pós-Graduação lato sensu/Especialização em Teatro e Educação na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Docente colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Artes – PROFARTES/FAALC/UFMS. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde pesquisou sobre corpo e(m) performance e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É atriz, performer, diretora artística, preparadora corporal e radialista. Atualmente faz parte da Cia. Última Hora, em Dourados/MS/Brasil, cujas funções são: atriz, performer, encenadora, preparadora corporal e produtora. Fez parte do Grupo Teatro Sarcáustico, Grupo Farsa e Cia. Teatral Faces & Carretos em Porto Alegre/RS/Brasil, onde atuou como atriz e produtora.

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Publicado

2022-09-03

Como Citar

PARENTE, José Oliveira; BARROS, Ariane Guerra. Além da ânima: aproximações entre o teatro de objetos e a arte da performance. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 1, n. 26, p. 185–205, 2022. DOI: 10.5965/2595034701262022185. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/22014. Acesso em: 22 dez. 2024.

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