Sobre Teatro de Formas Animadas, em Minas Gerais: entrevista com Conceição Rosière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702232020235

Palavras-chave:

Teatro de animação, voz feminina, bonecos

Resumo

Minas Gerais é também um estado brasileiro que detém a representatividade do Teatro de Animação/Teatro de Formas Animadas mais conhecido pelo público mineiro como Teatro de Bonecos, embora este seja um gênero e o primeiro, um sistema maior que abrange o teatro de objetos, de sombras, entre outras linguagens. Nesse contexto, em 1985 surge a Associação de Teatro de Bonecos de Minas Gerais (ATEBEMG), responsável por fomentar, ao longo dos anos, importantes diálogos e projetos de seus membros, dentre os quais pode-se afirmar a presença fundamental da bonequeira Conceição Rosière que contribui, desde sempre, para a longevidade e vigor da Associação, mobilizando os associados com seu entusiasmo por essa linguagem teatral. Esse reconhecimento é fruto da atuação constante de Rosière, inclusive na promoção de divulgação festivais e editais de cultura, de trocas por ela viabilizadas, das descobertas conquistadas em inúmeras viagens, da generosidade em compartilhar conhecimento por meio de depoimentos, livros e artigos em revistas, ou de recepcionar alunos e visitantes em sua casa. Como bonequeira, professora, pesquisadora e membro da ATEBEMG, e tendo em vista a conjuntura mundial causada pela Covid-19 e a temática “disparadora” e latente proposta pela Revista Móin-Móin A atuação de mulheres no Teatro de Animação –, senti-me instigada a registrar parte do caminho percorrido por Conceição Rosière e, entrevistá-la na modalidade virtual e, assim, dividir com diferentes leitores a voz feminina traduzida na força de um coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Macieira, UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais.

Cássia Macieira é graduada em Artes Visuais, Cinema de Animação e Letras. Doutorado em Literatura Comparada na UFMG. Leciona na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). É membro da Associação de Teatro de Bonecos do Estado de Minas Gerais (ATEBEMG), da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB) e da União Internacional de Marionetes (UNIMA). Bonequeira Atriz ( SATED SRTE MG 10686 ). Atua em Artefatos lúdicos CNPq: Bonecos, bonecas, livros infantis. Atua em: artefatos lúdicos ( bonecas/os, brinquedos, livros infantis). https://www.pinterest.co.uk/cassiamacieira/c%C3%A1ssia-macieira-brasil e www.cassiamacieirabonequeira.blogspot.com https://orcid.org/0000-0002-0757-0028

Referências

APOCALYPSE, Álvaro. Mercado de Trabalho. In: TEODORO, Maria de Lourdes (Org.). Ensino das Artes na Universidade. Textos Fundantes. Curitiba: Appris, 2018.

PIMENTEL, Lúcia. Limites em Expansão. Licenciatura em Artes Visuais. Belo Horizonte: Ed. C/Arte, 1999.

SPIVAK, Gayatri C. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2019.

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

MACIEIRA, Cássia. Sobre Teatro de Formas Animadas, em Minas Gerais: entrevista com Conceição Rosière. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 23, p. 235–254, 2020. DOI: 10.5965/2595034702232020235. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/moin/article/view/18796. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos fora do Dossier Temático