O consumidor de moda no Rio Grande do Sul: características e percepções
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x02032009013Palavras-chave:
moda gaúcha, identidade, consumidorResumo
Este trabalho objetivou analisar a moda no Rio Grande do Sul, a fim de verificar o comportamento do consumidor gaúcho e se este difere do consumidor paulista. Ele apresenta, primeiramente, um histórico da moda gaúcha e uma análise sucinta da identidade do gaúcho. Em seguida, apresenta um panorama do mercado de moda, tratando do consumidor e dos setores têxtil e de confecção no país e no Estado. Por fim, valendo-se de pesquisa de campo qualitativa aplicada a profissionais de moda, inseridos no mercado gaúcho, o trabalho procura captar a singularidade do consumidor de moda do Rio Grande do Sul.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Denise Pitta. Moda e identidade brasileira. Publicado em 25 de julho de 2006 <http://www.fashionbubbles.com/2006/moda-e-identidade-brasileira-parte-1> Acesso em: 4 de maio de 2008.
ANAZ, Sílvio. HowStuffWorks - Como funciona a indústria da moda. Publicado em 08 de janeiro de 2008 <http://pessoas.hsw.uol.com.br/industria-da-moda.htm> Acesso em: 4 de maio de 2008.
BAUDRILLARD, Jean. A sociedade de consumo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BARBOSA, Lívia. Sociedade de Consumo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.
CAETANO, Julio. Palestra Moda e Cultura/ Cultura de Moda, realizada no evento do Moda Insights, no dia 20 de maio de 2008, no Centro Universitário Feevale em Novo Hamburgo/RS.
CAMPBELL, Colin. A Ética Romântica e o espírito do consumismo moderno. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
COSTA, Achyles Barcelos da. A indústria calçadista no Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 2004.
COSTA, Vilnei. Indumentária Gaúcha. Disponível em: <http://www.amigosdatradicao.com.br> Acesso em: 4 de maio de 2008.
DEODORO, Paola. À moda gaúcha. Donna Zero Hora, 4 de maio de 2008, p. 4
DURAND, José Carlos. Moda, luxo e economia. São Paulo: Babel Cultural, 1988.
EECEERJ - Escritório Econômico e Comercial da Embaixada da Espanha no Rio de Janeiro. El sector textil y confección en Brasil. <http://www.icex.es/staticFiles/Id%20354000%20NS%20Brasil%20Textil%20y%20Confeccion_8431_.pdf> Acesso em 2 de maio de 2008.
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de Consumo e Pós-Modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
FEGHALI, Marta Kasznar; DWYER, Daniela. As engrenagens da moda. Rio de Janeiro: Ed. Senac, 2001.
GONÇALVES, Xico. A tradição que vem do frio. In: CASTILHO, Carol Garcia (Org.); CASTILHO, Kathia (Org.). Moda Brasil: fragmentos de um vestir tropical. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001.
JONES, Sue Jenkyn. Fashion design – manual do estilista. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LYPOVESTSKI, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Schwarcz, 2002.
________A felicidade paradoxal: Ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NAVALON, Eloiza. Palestra Moda e Cultura/ Cultura de Moda, realizada no evento do Moda Insights, no dia 20 de maio de 2008, no Centro Universitário Feevale em Novo Hamburgo/RS
OLIVEN, Ruben George. A parte e o todo: A diversidade cultural no Brasil-nação. São Paulo: Vozes, 1993.
PESAVENTO, Sandra. A invenção da sociedade gaúcha. ENSAIOS FEE, n. 2, p. 383-396, 1993.
PIMENTEL, Fernando. A cadeia têxtil e de confecção: panorama atual. Curitiba, 2006. Disponível em: http://www.fiepr.org.br/fiepr//conselhos/vestuario/uploadAddress/Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20ABIT%20-%20Fernando%20Pimentel%20(02-08-06).pdf. Acesso em: 26 de junho de 2008.
RIBEIRO, Célia. Zero Hora, trinta anos de moda. [Porto Alegre, RS]: Zero Hora, [1994]. 1 video-cassete (28 min.): VHS: son., color.
SPOHR, Rui & VIEGAS-Faria, Beatriz. Memórias alinhavadas. Porto Alegre: Artes e Oficio, 1997.
SARAIVA, Glaucus. Manual do tradicionalismo. Orientação geral para tradicionalistas e Centros de Tradições Gaúchas. Porto Alegre: Sulina, 1968.
SEBRAE. Plano de desenvolvimento do sistema gaúcho de inovação e produção têxtil. Porto Alegre, abril de 2002.
VESTERGAARD, Torben & SCHRODER, Kim. A linguagem da propaganda. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ZATTERA, Véra Stedile. Arte têxtil no Rio Grande do Sul. Caxias do Sul: Ed. São Miguel, 1988.
_________. Cone Sul: adereços indígenas e vestuário tradicional. Porto Alegre: Pallotti, 1999.
_________. Traje típico gaúcho. Porto Alegre: VSZ – Arte e Cultura, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Ana Sofia Schneider, Claudia Schemes, Denise Castilhos de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.