Moda com propósito: um estudo de caso da marca somos numa
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x15362022035Palavras-chave:
Moda, Propósito, SustentabilidadeResumo
No contexto econômico e empresarial no qual vivemos, caracterizado por diversas mudanças e avanços, principalmente no consumo, podemos perceber que negócios e empreendedores criativos e com propósito têm se consolidado. A moda é um dos mercados que tem apresentado tais mudanças evidenciadas por algumas marcas que apresentam a preocupação com questões de sustentabilidade e propósito. Este artigo tem como objetivo principal identificar a aplicabilidade e os usos dos conceitos de empreendedorismo, moda e propósito, a partir de um estudo de caso da marca Somos Numa. A metodologia utilizada é a descritiva, com o estudo de caso da marca. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade com os proprietários e da análise documental.
Downloads
Referências
BREDA, Thiago. Entrevista concedida e L.L.Barbiero. Novo Hamburgo, 2019.
CARVALHAL, André L. Braga. A Moda Imita a Vida. Como Construir Uma Marca de Moda. Rio de Janeiro: Senac, 2014.
CARVALHAL, André L. Braga. Moda com propósito: Manifesto pela grande virada. São Paulo: Paralela, 2016.
CARVALHAL, André L. Braga. Viva o fim. Almanaque de um novo mundo. São Paulo: Paralela, 2018.
CHIAVENATO,Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor: empreendedorismo e viabilização de novas empresas: um guia compreensivo para iniciar e tocar seu próprio negócio. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2008.
CIETTA, Enrico. A economia da moda. Tradução Adriana Tulio Bagio. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 3. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 2012.
FIALHO, Francisco Antonio Pereira; et al. Empreendedorismo na era do conhecimento. Florianópolis, SC: Visual Books, 2006.
FILION, Louis Jacques. Diferenças entre sistemas gerenciais de empreendedores e operadores de pequenos negócios. Revista de Adm. De Empresas, v.39 n.4. São Paulo, Out/Dez 1999.
FIORINI, Yasmine Holanda. Trabalho com propósito: conheça empreendedores que mudaram a lógica do mercado em SC. 2018. Disponível em:<https://www.revistaversar.com.br/trabalho-com-proposito/>. Acesso em 09 mar. 2019.
FLETCHER, Kate e GROSE, Lynda. Moda e sustentabilidade: design para a mudança. São Paulo: Senac, 2011.
FURLAN, José Davi. Business Transformation: Reinventando os negócios para uma era de transformações exponenciais. 3. Ed. São Paulo: Business Transformation, 2018.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
KRZNARIC, Roman. Como encontrar o trabalho da sua vida. Trad. Daniel Estill. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
NOVELLI, Ana Lucia Romero et al. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo, SP: Atlas, 2006
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
PRODANOV, Laura Schemes. Entrevista concedida e L.L.Barbiero. Novo Hamburgo, 2019.
REIMAN, Joey. Propósito: Porque ele engaja colaboradores, constrói marcas fortes e empresas poderosas. Tradução Marcela Andrade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
SEBRAE. Relatório de Inteligência: Moda com propósito, consumo responsável e consciente. 2018. Disponível em: <https://atendimento.sebrae-sc.com.br/inteligencia/relatorio-de-inteligencia/moda-com-proposito-consumo-responsavel-e-consciente>. Acesso em 09 mar. 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi. 2 ed. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiza Lippo Barbiero, claudia schemes, Maria Cristina Bohnenberger
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.