Rupturas do Vestir: Uma Análise de “Vestido Nuevo” e a Formação da Identidade de Gênero na Infância
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x12252019061Palavras-chave:
moda, gênero, vestido nuevoResumo
A partir da perspectiva da moda e do cinema como manifestações culturais e suas relações possíveis com os estudos de gênero, busca-se problematizar as questões que circundam as rupturas dos modos de vestir, em relação aos gêneros, estabelecidos culturalmente na sociedade ocidental contemporânea. Nosso olhar se volta para a infância, período no qual se constitui a identidade de gênero do sujeito, sua apreensão de mundo e o seu lugar nesse espaço de socialização. Com tal enfoque, analisa-se a roupa enquanto linguagem, e como sua utilização pode estar atrelada na busca por afirmação e reconhecimento da identidade de gênero. De igual forma, o cinema representa práticas sociais que expressam, dialogam ou contestam discursos por meio das telas. Neste artigo analisaremos o curta-metragem espanhol “Vestido Nuevo” (2007), que trata as questões de gênero no contexto escolar. Com isso, objetiva-se compreender e refletir como a escolha das vestimentas provocam choques e antagonismos sociais.
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