Design pró-sustentabilidade na formação de mulheres e a falta de divulgação do produto de moda nas mídias digitais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0005Palavras-chave:
Formação de mulheres, Design pró-sustentabilidade, Mídias digitaisResumo
Neste estudo apresenta-se uma estratégia educativa desenvolvida pela ONG Instituto Trama Ética durante o curso de moda “Mãos à Ecomoda”, realizado entre outubro e dezembro de 2021 na cidade de Florianópolis/SC. Tem como objetivo evidenciar a formação de mulheres voltada para o design pró-sustentabilidade e como o processo educacional pode estar atrelado ao aporte do ambiente digital das redes sociais. O referencial teórico empregado na abordagem do objeto contou com pesquisa bibliográfica sobre os temas upcycling, circularidade na cadeia de produção e consumo, moda ética, moda sustentável e mídias digitais. Por se tratar de uma pesquisa aplicada, utilizou-se de relatórios como suporte para descrever as atividades desenvolvidas durante o projeto, e da análise de conteúdo como recurso para tratar dos relatos coletados. Os principais resultados apontaram para uma boa aceitação da temática pró-sustentabilidade na moda entre as participantes do referido curso, bem como a relevância de investimentos em projetos de extensão voltados a temática da sustentabilidade, sendo uma ferramenta para a redução de impactos socioambientais causados pelo setor de moda. Por fim, as considerações finais revelam um distanciamento da comunidade observada em relação às tecnologias digitais, sinalizando desigualdades sociais e informacionais.
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