Design pró-sustentabilidade na formação de mulheres e a falta de divulgação do produto de moda nas mídias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x16392023e0005

Palavras-chave:

Formação de mulheres, Design pró-sustentabilidade, Mídias digitais

Resumo

Neste estudo apresenta-se uma estratégia educativa desenvolvida pela ONG Instituto Trama Ética durante o curso de moda “Mãos à Ecomoda”, realizado entre outubro e dezembro de 2021 na cidade de Florianópolis/SC. Tem como objetivo evidenciar a formação de mulheres voltada para o design pró-sustentabilidade e como o processo educacional pode estar atrelado ao aporte do ambiente digital das redes sociais. O referencial teórico empregado na abordagem do objeto contou com pesquisa bibliográfica sobre os temas upcycling, circularidade na cadeia de produção e consumo, moda ética, moda sustentável e mídias digitais. Por se tratar de uma pesquisa aplicada, utilizou-se de relatórios como suporte para descrever as atividades desenvolvidas durante o projeto, e da análise de conteúdo como recurso para tratar dos relatos coletados. Os principais resultados apontaram para uma boa aceitação da temática pró-sustentabilidade na moda entre as participantes do referido curso, bem como a relevância de investimentos em projetos de extensão voltados a temática da sustentabilidade, sendo uma ferramenta para a redução de impactos socioambientais causados pelo setor de moda. Por fim, as considerações finais revelam um distanciamento da comunidade observada em relação às tecnologias digitais, sinalizando desigualdades sociais e informacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Moreira Carvalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Design pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC, 2021). Pós-graduada em Design de Moda pelo Istituto Europeo di Design (IED Firenze, 2018). Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2016). Pesquisa o campo da Moda, em especial, os tópicos: sustentabilidade, upcycling, slow fashion, inovação social e pesquisa de moda. Trabalha com empreendedorismo local em Slow Fashion e ensino/aprendizagem de práticas pró-sustentabilidade na moda.

Berenice Santos Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada na Universidade Federal de Santa Catarina. Atua no Programa de Pós-Graduação em Design [Mestrado e Doutorado]. Desenvolve pesquisas nas linhas de Mídia e Mídia e Tecnologia a partir dos seguintes eixos: " interação e Interface", "Design de midias digitais" e "Recursos educacionais acessíveis". É líder do grupo de pesquisa "Publicações digitais" e vice-líder do grupo de pesquisa "Ambientes Hipermídia para apoio ao processo ensino aprendizagem". Ministra disciplinas nas áreas de Usabilidade, Design Digital e Teoria da Cor para o curso de Graduação em Design. Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990).

Luiz Fernando Gonçalves de Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena o NASDESIGN-Núcleo de Abordagem Sistêmica do Design. Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design e Inovação Social, especificamente com informação e sustentabilidade em produto e processo. Participa dos programas de pós-graduação em Design UFSC. Faz parte do grupo de avaliadores do INEP/MEC. É lider do grupo de pesquisa em Abordagem Sistêmica do Design e pesquisador CNPq. Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso Sul em Tecnologia Ambiental no Laboratório de Geoprocessamento para Aplicações ambientais com a utilização de VANTs.

Neide Köhler Schulte, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduação em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM-RS (1992), especialização em Ensino da Arte pela UNIVILLE e especialização em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC-SC, mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC-SC (2003), doutorado em Design pela PUC-Rio (2011). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, na graduação e mestrado do curso de Moda, e diretora de extensão do Ceart- Udesc. Tem experiência nas áreas de Artes, Moda e Design com ênfase em sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: design de superfície, desenho digital, estamparia, audiovisual, ecomoda, ecofeminismo, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e cultural, economias: criativa, circular e solidária.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BERLIM, Lilyan. Moda e Sustentabilidade: uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.

BRAUNGART, Michael; MCDONOUGH, William. Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Paz & Terra: 2016.

GUERRA, Elaine Linhares de Assis. Manual de Pesquisa Qualitativa. Belo Horizonte: Ânima Educação, 2014.

GWILT, Alison. Moda Sustentável: um guia prático. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.

GWILT, Alison; RISSANEN, Timo. Shaping Sustainable Fashion: changing the way we make and use clothes. London/Washington, DC: Earthscan, 2011.

JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KAZAZIAN, Thierry. (Org.). Haverá a Idade Das Coisas Leves: design e desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero: a moda e seu destino nas sociedades modernas. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

MANZINI, Ezio; MERONI, Anna. Design em transformação. In: KRUCKEN, Lia. Design e território: valorização de identidades e produtos locais. São Paulo: Studio Nobel, 2009.

PATO, Claudia Marcia Lyra; CAMPOS, Camila Bolzan de. Comportamento ecológico. In: CAVALCANTE, S.; ELALI, G. A. (org.). Temas básicos em psicologia ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Cap. 10. p. 122-143.

PINHEIRO, J. Q.; PINHEIRO, T. F. Cuidado ambiental: ponte entre psicologia e educação ambiental?. Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Psico, v. 38, n. 1, p. 25-34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/1921. Acesso em: 20 jan. 2023.

SANTAELLA, Lucia. Cultura e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

SCHULTE, Neide. Reflexões sobre moda ética: contribuições do biocentrismo e do veganismo. Florianópolis: Editora da UDESC, 2015. Organização: Lourdes Maria Puls.

Publicado

2023-04-10

Como Citar

CARVALHO, Mariana Moreira; GONÇALVES, Berenice Santos; FIGUEIREDO, Luiz Fernando Gonçalves de; SCHULTE, Neide Köhler. Design pró-sustentabilidade na formação de mulheres e a falta de divulgação do produto de moda nas mídias digitais. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 16, n. 39, p. 1–25, 2023. DOI: 10.5965/1982615x16392023e0005. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/22523. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Variata

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)