Procedimentos metodológicos para projeto de moda sustentável em ambiente acadêmico
DOI:
https://doi.org/10.5965/1982615x09172016299Palavras-chave:
ensino superior, design de moda, sustentabilidadeResumo
Estudos recentes têm demonstrado que o papel do designer dentro de uma empresa de moda pode ser decisivo no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Normalmente, o designer é o profissional mais comprometido com a causa sustentável e possuidor de conhecimentos sobre toda a cadeia produtiva, capaz de perceber, em cada fase do ciclo de vida, as oportunidades para operar mudanças. Nessa perspectiva, este artigo apresenta resultados de experiências de ensino-aprendizagem em um curso de graduação em moda. A pesquisa de natureza qualitativa utilizou coleta de dados e revisão bibliográfica, conhecimento tácito de empresas de moda e observação participante de práticas didáticas em sala de aula. O objetivo do trabalho é compartilhar resultados e propor uma discussão entre pares sobre um conjunto de procedimentos metodológicos do design para a sustentabilidade, buscando auxiliar a conscientização e a formação profissional de futuros designers de moda.
Downloads
Referências
BERLIM, L. Moda e sustentabilidade:uma reflexão necessária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
CAMARGO, C. W.; JACQUES, J. J.; RÜTHSCHILLING, E. A. Design de moda e sustentabilidade: uma experiência de ensino. In: 11º Colóquio de Moda, 8ª Edição Internacional, 11, 2015. Curitiba. Anais... Curitiba: Abepem e Universidade Positivo, 2015
DE CARLI, A.M. S. Moda, uma prática de muitas economias. In: DE CARLI, Ana M. S., VENZON, Bernardete L. S. (Orgs.). Moda, Sustentabilidade e emergências.Caxias do Sul: Educs, 2012.
FLETCHER, K; GROSE, L. Moda & sustentabilidade:design para mudança. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2011.
GWILT, A. Moda sustentável:um guia prático. São Paulo: G. Gili, 2014.
GWIILT, A.; RISSANEN, T. Shaping sustainable fashion:changing the way wemake and use clothes. London: Earthscan, 2011.
MANZINI, E. Design para inovação social e sustentabilidade:comunidades criativas, organizações colaborativas e novas redes projetuais. Rio de Janeiro: E-papers, 2008.
MANZINI, E.; PENIN, L. Campus: “lab” and “window” for sustainable design research and education. International Journal of Sustainability in Higher Education,Vol. 7. No. 1, p. 69-80, 2006.
MCDONOUGH, W.; BRAUNGART, M. Cradle to cradle:criar e reciclar ilimitadamente. São Paulo: G. Gili, 2013.
MORACE, F. Consumo Autoral:as gerações como empresas criativas. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2012.
RÜTHSCHILLING, E. A.; ANICET, A. Estudo para construção de metodologia de design de moda sustentável. In: 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 11, 2014, Gramado. Anais...Gramado: Blucher Design Proceedings, 2014.
SALCEDO, E. Moda ética para um futuro sustentável.São Paulo: G. Gili, 2014.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E. e SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa.Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Cariane Weydmann Camargo, Evelise Anicet Rüthschilling
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para publicação no ModaPalavra e-periódico, o(s) autor(es) concorda(m) com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista, sem pagamento;
- Os autores podem utilizar os mesmos resultados em outra publicações após a primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente somente após a publicacão inicial no ModaPalavra e-periódico, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), somente após o processo editorial e primeira publicação, desde que indiquem o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original;
- Para indicar o ModaPalavra e-periódico como o meio de publicação original, o autor deve seguir texto modelo: "Este artigo foi publicado originalmente pelo ModaPalavra e-periódico, sob a licença CC BY NC, em seu volume [inserir volume], número [inserir número] no ano de [inserir ano], e pode ser acessado em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/";
- As opiniões expressas nos artigos são de inteira responsabilidade dos autores, não refletindo necessariamente a opinião da revista. A publicação de artigos, fotos e desenhos foi autorizada previamente pelos responsáveis ou seus representantes para publicação no ModaPalavra e-periódico.