O novo Ensino Médio pós-BNCC no Distrito Federal e possíveis alternativas contra-hegemônicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024389

Palavras-chave:

política educacional, currículo, ensino médio

Resumo

Neste artigo pretende-se analisar o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio (Brasil, 2018) nas escolas públicas do Distrito Federal (DF), a partir da experiência das escolas piloto, em 2020. A análise tem como referência teórico-metodológica o materialismo histórico-dialético e toma como referência empírica a Lei nº 13.415/2017 (Brasil, 2017) e o Documento Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Ensino Médio (Brasil, 2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com enfoque qualitativo por meio de fontes primárias e secundárias e análise documental. Evidenciou-se que a política curricular atende às exigências de formação do capital sob a lógica da cidadania. Conclui-se, portanto, que a formação para a emancipação humana é a única capaz de contribuir para a construção de outra sociabilidade que não a capitalista.

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Biografia do Autor

Jussara Marques de Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com Pós-Doutorado em Administração e Política Educacional pela Universidade de Lisboa (ULisboa). Professora associada do Departamento de Administração Educacional (EDA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde compõe, também, o quadro docente do Programa de Pós-Graduação Strictu Senso Políticas Públicas em Direitos Humanos (PPDH). É coordenadora Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho e Políticas Educacionais (GTPE/UFRJ) e coordenadora do Eixo 8 da Rede Universitas/BR. Membro do Grupo de Pesquisa Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ)  e do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Educação e Cultura (GTEC/UNIR). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Rede Universitas/BR.

Maria das Dores Sampaio, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Mestra em Ciência Política pelo Centro Universitário Euro-Americano (UNIEURO), Brasília (DF). Especialista em Gestão Educacional (CEGED) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em Formação de Professor da Educação Básica pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Graduada em Ciências Sociais (com licenciatura) pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e pedagoga pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal (AEUDF). Professora aposentada pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com experiência no ensino superior.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

MACEDO, Jussara Marques de; SAMPAIO, Maria das Dores. O novo Ensino Médio pós-BNCC no Distrito Federal e possíveis alternativas contra-hegemônicas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 389–418, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024389. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/24490. Acesso em: 3 dez. 2024.