O grupo focal e o diagnóstico piloto nas turmas de alfabetização: entre metas e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723823532022361

Palavras-chave:

ensino da leitura, grupo focal, alfabetização

Resumo

Neste trabalho analisam-se resultados obtidos no grupo focal formado por crianças em fase de alfabetização, decorrentes da pesquisa ação (tipo colaborativa) realizada no mestrado profissional. Avalia-se, por meio de sequências didáticas numa abordagem quantitativa, o ensino da leitura proposto na escola no intuito de fomentar práticas significativas. O objetivo é compreender a percepção da turma sobre o ensino inicial da leitura via diagnóstico piloto, tendo como referência o grupo focal. Foram constatadas limitações com respeito à leitura, à interpretação textual e à oralidade, já que as crianças só compreendem informações explícitas, o que aponta para o conhecimento superficial sobre a função da leitura.

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Publicado

2022-12-09

Como Citar

VELÁZQUEZ CASTELLANOS, Samuel Luis; SOUSA, Andréia Vaz Cunha de. O grupo focal e o diagnóstico piloto nas turmas de alfabetização: entre metas e desafios. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 53, p. 361–391, 2022. DOI: 10.5965/1984723823532022361. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20076. Acesso em: 20 dez. 2024.