“Tentando desatar os nós”: os sentidos da escrita do projeto de monografia na formação inicial de professores

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723825572024257

Mots-clés :

formação de professores, escrita, pedagogia

Résumé

O objetivo deste artigo é analisar os sentidos atribuídos pelos estudantes de Pedagogia ao processo de escrita do projeto de monografia como parte das atividades obrigatórias para a conclusão do curso. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, de natureza qualitativa, e a análise dos dados se baseia na perspectiva metodológica dos núcleos de significação (Aguiar; Soares; Machado, 2015; Aguiar; Ozella, 2013). Parte-se de dados coletados por meio de questionários aplicados a estudantes no início e no fim da disciplina de Monografia e da análise de uma atividade avaliativa realizada com esses mesmos estudantes também no final da disciplina. Esses dados foram coletados em dois semestres letivos, 2020.2 e 2021.1, e posteriormente organizados em dois núcleos de significação: 1. “Não me sinto pronto para escrever o projeto […]”; e 2. “[…] as leituras, o estudo e a pesquisa me confrontam, e me fazem sair do lugar...”. Essa organização permitiu traçar o perfil desses estudantes e identificar os muitos sentidos da escrita do projeto da monografia, assim como os desafios, as dificuldades e aprendizados nesse percurso formativo. A escrita do projeto como um processo traz à tona a reflexão sobre a pesquisa e a escrita atreladas à formação e à constituição de saberes docentes. A diversidade dos sentidos e significados atribuídos reflete as singularidades dos caminhos formativos trilhados por esses estudantes ao longo do curso.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Marcelo Macedo Correa e Castro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Docente na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lider do grupo Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita – GRAFE (CNPq).

Références

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; SOARES, Júlio Ribeiro; MACHADO, Virgínia Campos. Núcleos de significação: uma proposta histórico-dialética de apreensão das

significações. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 45, n. 155, p. 56-75, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/cJgwjVtjwQ4thrMbxB4ZPFm/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 27 jun. 2022.

AGUIAR, Wanda Maria Junqueira de; OZELLA, Sergio. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. Pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/Y7jvCHjksZMXBrNJkqq4zjP/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 27 jun. 2022.

ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educacão? Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 95-103, jul./dez. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-70432013000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2022.

CASTRO, M. M. C. E.; AMORIM, R. M. A. Sentidos e Significados Atribuídos à Escrita por Estudantes do Curso de Pedagogia após a Finalização do Trabalho de Conclusão de Curso. Revista Portuguesa de Pedagogia, [s.l.] v. 1, p. 51, 2017. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/rppedagogia/article/view/1647-8614_51-2_3/3914 Acesso em: 12 set. 2022.

CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Por que escrever?: uma discussão sobre o ensino da produção textual. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2018, 144p.

CASTRO, Marcelo Macedo Corrêa e. Formação de professores para o ensino da escrita: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2020, 250p.

GUEDES-PINTO, Ana Lúcia; KLEIMAN, Angela B. O dizer do outro na constituição identitária de professores em formação. Cadernos de Pesquisa [online], São Paulo, v. 51, e07039, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/fkWpP7YssSDrjRsJW8hmVbt/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 30 abr. 2022.

GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago Revelar-se ou ocultar-se? In: GUEDES, Adrianne Ogêda; RIBEIRO, Tiago (org.). Pesquisa, alteridade e experiências: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019. p. 19-46.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Qualidade de ensino e formação do professorado uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.

LEMINSKI, Paulo. Ensaios e anseios crípticos. Campinas: Unicamp, 2012.

LÜDKE, Menga. O professor e sua formação para a pesquisa. EccoS – Revista Científica, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 333-349, jul./dez. 2005. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/download/420/426 Acesso em: 24 jun. 2022.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. A função e a formação do professor/a no ensino para a compreensão: diferentes perspectivas. In: SACRISTÁN, Jose Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 353-379.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA. Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro: Faculdade de Educação, 2015. 100 p. [Aprovado em 2007, versão atualizada em 2015].

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v.12, n. 34, p. 94-103, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/XPqzwvYZ7YxTjLVPJD5NWgp/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 20 ago. 2022.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SOARES, Magda. Para quem pesquisamos? para quem escrevemos? In: GARCIA, Regina Leite (org.). Para quem pesquisamos para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. São Paulo: Cortez, 2011. p. 71-96.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

Téléchargements

Publiée

2024-04-03

Comment citer

CERDAS, Luciene; CASTRO, Marcelo Macedo Correa e. “Tentando desatar os nós”: os sentidos da escrita do projeto de monografia na formação inicial de professores . Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 57, p. 257–285, 2024. DOI: 10.5965/1984723825572024257. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23769. Acesso em: 23 nov. 2024.