O financiamento da educação de jovens e adultos no estado do Pará – desafios históricos

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824542023143

Mots-clés :

financiamento da educação básica, educação de jovens e adultos, Fundeb, política educacional

Résumé

Este artigo versa sobre o financiamento da educação de jovens e adultos na rede estadual de ensino do Pará, inquirindo se a inclusão das matrículas de EJA no Fundeb representou avanços no acesso à escola pelos jovens e adultos que não tiveram esse direito assegurado na idade adequada. São discutidas as contradições e possibilidades de avanços na EJA, a partir de uma análise da política educacional local, considerando ações específicas à EJA e o montante de recursos disponibilizado para financiar essa modalidade de ensino. A investigação orientou-se teoricamente em parâmetros do Materialismo Histórico-dialético, dentre os quais as categorias de totalidade, mediação e contradição. Empiricamente recorreu-se às metas, aos objetivos e estratégias para a EJA, estabelecidos nos Planos Estaduais de Educação para cotejá-los às estatísticas educacionais, referentes às matrículas, ao quantitativo de escolas, de turmas e de docentes com atuação em EJA e às receitas, despesas e ao gasto-aluno ano. Constatou-se que, apesar das metas 8, 9 e 10 do Plano Estadual de Educação do Pará (2015) estabelecerem aumento da escolaridade da população de 18 a 29 anos, a redução dos indicadores educacionais foram acentuadas, no período de 2007 a 2019. Concluiu-se que, embora as matrículas de Educação de Jovens e Adultos tenham sido incorporadas a partir de 2007 ao Fundeb, para fins de redistribuição dos recursos, houve retrocesso na garantia do direito de acesso à educação por essa população. Assim, a retomada do processo de avanços desse direito aos jovens e adultos, dentre muitos outros desafios, passa pelo desenvolvimento de políticas agressivas de financiamento para essa modalidade de ensino.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ARROYO, Miguel González. Da escola carente à escola possível. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1986. (Coleção Educação Popular, v. 8)

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 10 nov. 2020.

BRASIL. Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação - FUNDEB, de que trata o art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias; altera a altera a Lei n. 10.195, de 14 de fevereiro de 2001; revoga dispositivos das Leis n os 9.424, de 24 de dezembro de 1996, 10.880, de 9 de junho de 2004, e 10.845, de 5 de março de 2004; e dá outras providências. Disponível em http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 30 out. 2019.

BRASIL. Emenda Constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 12 nov. 2009. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/. Acesso em: 30 out. 2019.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. O financiamento da eja no Brasil: repercussões iniciais do Fundeb. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 635-655, dez. 2014.

CARVALHO, Marcelo Pagliosa. As políticas para a educação de jovens e adultos nos governos Lula (2003-2010): incongruências do financiamento insuficiente. 2011. 346 f. Tese. (Doutorado em Educação) − Instituição de Ensino, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

CRUZ, Rosana Evangelista da; SALES, Luís Carvalho; ALMEIDA, Lucine Rodrigues Vasconcelos Borges de. O financiamento da EJA no Fundeb: a política que reiterou a negação do direito. In: PREPRINTS. [S.l.]: Scielo, 2021. Disponível em: https://preprints.scielo.org. Acesso em: 10 out. 2021.

DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas-SP, n. 112, p. 939-959. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 07 out. 2020

ALVES, Thiago; PINTO, J. M. R.; FARENZENA, Nalu et.al. Fundeb: Ponderar com mais racionalidade para redistribuir com mais equidade. FINEDUCA. Nota Técnica, São Paulo, 2020. Disponível em: https://fineduca.org.br. Acesso em: 01 jan. 2020.

GEMAQUE ROLIM, Rosana Maria. A política de fundos no financiamento da educação básica: considerações acerca do fortalecimento do projeto de educação pública de qualidade. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia-MG v. 10, n. 1, p. 63-83, jan./abr. 2021.

HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 108-194, 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a07. Acesso em: 15 maio 2017.

HADDAD, Sergio; SIQUEIRA, Filomena. Analfabetismo entre jovens e adultos no Brasil.

Revista Brasileira de Alfabetização- ABAIF, Vitória, v. 1, n. 2, p. 88-100, dez. 2015.

HARVEY, David. A loucura da razão econômica: Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018.

MACHADO, Maria Margarida. A trajetória da EJA na década de 90: políticas públicas sendo substituídas por solidariedade. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 21, 1998, Caxambu. Trabalhos apresentados [...]. São Paulo: ANPED, 1998.

MARX, Karl. Crítica ao programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.

MESZÁROS, István. A montanha que devemos conquistar. São Paulo: Boitempo, 2015.

PARÁ. Lei n° 7.441, de 02 de julho de 2010. Aprova o Plano Estadual de Educação e dá outras providências. Diário Oficial, República Federativa do Brasil - Estado do Pará, Brasília, DF, jul. 2010. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pee/pee_pa_lei.pdf. Acesso em: 20 out. 2019.

PARÁ. Lei n° 8.186 de 23 de junho de 2015. Aprova o Plano Estadual de Educação – PEE e dá outras providências. Diário Oficial, República Federativa do Brasil - Estado do Pará, Brasília, DF, jun. 2015. Disponível em: http://www3.seduc.pa.gov.br/pagina/5019-plano-estadual-de-educacao. Acesso em: 30 mar. 2020.

PARÁ. Contabilidade Geral do Estado. Balanços gerais do Estado. Belém: Contabilidade Geral do Estado, ano. Disponível em: http://www.sefa.pa.gov.br/index.php/receitas-despesas/contabilidade-geral/4593-balancos-gerais. Acesso em: 20 jun. 2019.

PARÁ. Secretaria de Planejamento do Governo do Pará. Lei Orçamentária Anual. Belém: Secretaria de Planejamento do Governo do Pará, 2019. Disponível em: http://www.seplan.pa.gov.br/lei-or%C3%A7ament%C3%A1ria-anual-loa-0. Acesso em: 17 ago. 2019.

PINTO, José Marcelino de Rezende. O Fundeb na perspectiva do custo aluno qualidade. Em Aberto, Brasília, v. 1, n. 1, p. 101-117, jun. 2015.

PINTO, José Marcelino de Rezende. Para onde vai o dinheiro: caminhos e descaminhos do financiamento da educação. São Paulo: Xamã, 2014.

PINTO, José Marcelino de Rezende. As esperanças perdidas da educação de jovens e adultos com o Fundeb. Revista FINEDUCA, n. 14, Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca. Acesso em: 10 nov. 2021.

RUMMERT, Sonia. Maria. A educação de jovens e adultos trabalhadores brasileiros no século XXI: o "novo" que reitera antiga destituição de direitos. Revista de Ciências da Educação, Lorena, n. 2, p. 35-50, 2007.

SANTOS, Hélio de Souza. O financiamento da rede estadual de ensino do Pará: prioridades e a participação da união – (2006/2014). 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Ufpa, Belém, 2016.

SOUZA, Donaldo Bello; MENEZES, Janaína Specht da Silva. Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, p. 01-23. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n71/1809-449X-rbedu-s1413-24782017227152.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

STAMATTO, Maria Inês Sucupira; PAIVA, Marlúcia Menezes de; MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de (Orgs). Educação escolar e não-escolar: reflexões a considerar. Campinas-SP: Editora Mercado de Letras, 2016. Disponível em: https://www.mercado-de-letras.com.br/resumos/pdf-23-05-17-13-48-11.pdf Acesso em: 17 abr. 2020.

VOLPE, Geruza Cristina Meirelles. O financiamento da educação de jovens e adultos no período de 1996 a 2006: farelos de migalhas. 2010. 600 f. Tese (Doutorado em Educação) − Instituição de Ensino, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

ZANETTI, Maria Aparecida. O financiamento da educação de jovens e adultos na perspectiva dos fóruns de EJA do Brasil. Paideia, Belo Horizonte, v. 15, n. 10, p. 85-102, dez. 2013.

Téléchargements

Publiée

2023-03-20

Comment citer

AQUINO, Perla Sofia Andrade de; ROLIM, Rosana Maria Gemaque. O financiamento da educação de jovens e adultos no estado do Pará – desafios históricos. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 143–169, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023143. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23426. Acesso em: 23 nov. 2024.