O custo de uma educação para a democracia
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824542023032Mots-clés :
educação de qualidade, financiamento da educação, custo aluno qualidadeRésumé
Este artigo parte da convicção de que há uma relação intrínseca entre educação e democracia e mostra, com base em dados oficiais, como, no Brasil, o acesso à educação, em especial, aos níveis mais elevados do ensino com garantia de aprendizagem, é um direito negado a muitos brasileiros. Mais do que isso, ele é negado, particularmente àquelas crianças, jovens e adultos pertencentes às famílias mais pobres, ou que vivem no campo, ou que compõem a população negra, condições que, normalmente se agregam numa mesma pessoa. O texto também problematiza a noção de que basta mais educação, qualquer uma, ou de que basta ampliar a escolaridade média da população para o país dar o sonhado passo rumo a uma democracia substantiva, inclusiva e imune a golpes. Somente uma perspectiva ampla de educação, que vá além da mera preparação para os testes padronizados, da disputa pelo maior IDEB, uma educação de perspectiva freiriana, pode fazer a diferença na formação do povo de um país. Por fim, faz uma discussão do modelo de gestão adequado e da demanda de recursos para uma educação pública de qualidade numa perspectiva democrática.
Téléchargements
Références
ALVES, T.; PINTO, J. M. R. As múltiplas realidades educacionais dos municípios no contexto do Fundeb. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v.10, p. 1-23, 2020.
AZANHA, J. M. P. Proposta pedagógica e autonomia da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.
BAKUNIN, M. O socialismo libertário. São Paulo: Global Editora, 1979. (original de 1870, A instrução integral).
BATISTA, A. A. G.; RIBEIRO, V. M. M. Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 1-15, 2004.
BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
CAMPANHA, “CAQi e CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?” São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2018.
CHIOZZINI, D. F. Os ginásios vocacionais: a (des) construção de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) –Unicamp, Campinas, 2003.
CORREIA, M. A. A. A educação da criança pequena na região da Emilia-Romagna na Itália: um estudo sobre organização, gestão e financiamento. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2021.
DIEESE. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html. Acesso em 02 fev. 2023.
ELEIÇÕES, 2022. Instituto DataFolha, São Paulo, 2022. Disponível em:
https://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2022/10/na-vespera-da-eleicao-lula-tem-52-e-bolsonaro-48.shtml. Acesso em 02 fev. 2023.
ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FOGG, A. J. (org.) The Statistics and Gazetteer of New Hampshire, Cap. VI, p. 508. Concord, New Hampshire: D.L. Guernsey Publisher, 1874.Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2016/05/03/expense/. Acesso em: 02 fev. 2023.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 2020 e 2021.
INEP. Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: INEP-MEC, 2022.
LDE/UFPR. Laboratório de Dados Educacionais da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2020. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/. Acesso em: 20 jan. 2023.
MARX, K.; ENGELS, F. Crítica ao programa de Gotha. São Paulo: Global, 1975.
MENDONÇA, R. Inclinação conservadora em SP impulsiona Russomanno. Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1157902-inclinacao-conservadora-em-sao-paulo-impulsiona-russomanno.shtml. Acesso em: 10 jan. 2023.
MINAS GERAIS. Resolução SEE n.º 2795, de 28 de setembro de 2015. Estabelece normas para escolha de servidor ao cargo de diretor e à função de vice-diretor de escola estadual de Minas Gerais e trata de outros dispositivos correlatos. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2015.
NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bordieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-36 abril/2002.
OCDE (2022) Education at a Glance. EDUCATION AT A GLANCE 2022 © OECD 2022.
PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, São Paulo, v. 3, p.107-121, 1992.
PEREIRA, A. D. (org.). Sempre é tempo de aprender: obra coletiva dos estudantes de EJA da escola Ilka Monici Vilella do assentamento Sepé Tiarajú. Serra Azul: [s.n.], 2022. Mimeogrado.
PINTO, J. M. R. Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ. Retratos da Escola, Brasília, v. 15, p. 689-712, 2021.
PINTO, J. M. R. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, p. 3- ??, 2014.
PINTO, J. M. R. Remuneração adequada do professor: desafio à educação brasileira. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, p. 51-67, 2009.
PINTO, J. M. R. As esperanças perdidas da educação de jovens e adultos com o Fundeb. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v. 11, p. 14 - 20, 2021.
PINTO, J. M. R. Dinheiro traz felicidade? A relação entre insumos e qualidade na educação. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, Porto Alegre, v. 22, p. 1-20, 2014. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1378/1223. Acesso em: 06 fev. 2023.
PINTO, J. M. R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, p. 1-24, 2018.
RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RONCAGLIA, A. A abusiva autonomia do Banco Central. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, p. A24, 10 fev. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.