O custo de uma educação para a democracia

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723824542023032

Mots-clés :

educação de qualidade, financiamento da educação, custo aluno qualidade

Résumé

Este artigo parte da convicção de que há uma relação intrínseca entre educação e democracia e mostra, com base em dados oficiais, como, no Brasil, o acesso à educação, em especial, aos níveis mais elevados do ensino com garantia de aprendizagem, é um direito negado a muitos brasileiros. Mais do que isso, ele é negado, particularmente àquelas crianças, jovens e adultos pertencentes às famílias mais pobres, ou que vivem no campo, ou que compõem a população negra, condições que, normalmente se agregam numa mesma pessoa. O texto também problematiza a noção de que basta mais educação, qualquer uma, ou de que basta ampliar a escolaridade média da população para o país dar o sonhado passo rumo a uma democracia substantiva, inclusiva e imune a golpes. Somente uma perspectiva ampla de educação, que vá além da mera preparação para os testes padronizados, da disputa pelo maior IDEB, uma educação de perspectiva freiriana, pode fazer a diferença na formação do povo de um país. Por fim, faz uma discussão do modelo de gestão adequado e da demanda de recursos para uma educação pública de qualidade numa perspectiva democrática.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, T.; PINTO, J. M. R. As múltiplas realidades educacionais dos municípios no contexto do Fundeb. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v.10, p. 1-23, 2020.

AZANHA, J. M. P. Proposta pedagógica e autonomia da escola. São Paulo: SE/CENP, 2000.

BAKUNIN, M. O socialismo libertário. São Paulo: Global Editora, 1979. (original de 1870, A instrução integral).

BATISTA, A. A. G.; RIBEIRO, V. M. M. Cultura escrita no Brasil: modos e condições de inserção. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 2, p. 1-15, 2004.

BRASIL, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

CAMPANHA, “CAQi e CAQ no PNE: quanto custa a educação pública de qualidade no Brasil?” São Paulo: Campanha Nacional pelo Direito à Educação, 2018.

CHIOZZINI, D. F. Os ginásios vocacionais: a (des) construção de uma experiência educacional transformadora (1961-1969). 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) –Unicamp, Campinas, 2003.

CORREIA, M. A. A. A educação da criança pequena na região da Emilia-Romagna na Itália: um estudo sobre organização, gestão e financiamento. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 2021.

DIEESE. Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html. Acesso em 02 fev. 2023.

ELEIÇÕES, 2022. Instituto DataFolha, São Paulo, 2022. Disponível em:

https://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2022/10/na-vespera-da-eleicao-lula-tem-52-e-bolsonaro-48.shtml. Acesso em 02 fev. 2023.

ENGUITA, M. F. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

FOGG, A. J. (org.) The Statistics and Gazetteer of New Hampshire, Cap. VI, p. 508. Concord, New Hampshire: D.L. Guernsey Publisher, 1874.Disponível em: https://quoteinvestigator.com/2016/05/03/expense/. Acesso em: 02 fev. 2023.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, Rio de Janeiro, 2020 e 2021.

INEP. Relatório do 4º ciclo de monitoramento das metas do Plano Nacional de Educação – 2022. Brasília, DF: INEP-MEC, 2022.

LDE/UFPR. Laboratório de Dados Educacionais da Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2020. Disponível em: https://dadoseducacionais.c3sl.ufpr.br/#/. Acesso em: 20 jan. 2023.

MARX, K.; ENGELS, F. Crítica ao programa de Gotha. São Paulo: Global, 1975.

MENDONÇA, R. Inclinação conservadora em SP impulsiona Russomanno. Jornal Folha de S. Paulo, São Paulo, 23 set. 2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/poder/1157902-inclinacao-conservadora-em-sao-paulo-impulsiona-russomanno.shtml. Acesso em: 10 jan. 2023.

MINAS GERAIS. Resolução SEE n.º 2795, de 28 de setembro de 2015. Estabelece normas para escolha de servidor ao cargo de diretor e à função de vice-diretor de escola estadual de Minas Gerais e trata de outros dispositivos correlatos. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2015.

NOGUEIRA, C. M. M.; NOGUEIRA, M. A. A sociologia da educação de Pierre Bordieu: limites e contribuições. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 78, p. 15-36 abril/2002.

OCDE (2022) Education at a Glance. EDUCATION AT A GLANCE 2022 © OECD 2022.

PATTO, M. H. S. A família pobre e a escola pública: anotações sobre um desencontro. Psicologia USP, São Paulo, v. 3, p.107-121, 1992.

PEREIRA, A. D. (org.). Sempre é tempo de aprender: obra coletiva dos estudantes de EJA da escola Ilka Monici Vilella do assentamento Sepé Tiarajú. Serra Azul: [s.n.], 2022. Mimeogrado.

PINTO, J. M. R. Qual o custo da qualidade? Por que os/as professores/as devem se apropriar da discussão do CAQ. Retratos da Escola, Brasília, v. 15, p. 689-712, 2021.

PINTO, J. M. R. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, v. 9, p. 3- ??, 2014.

PINTO, J. M. R. Remuneração adequada do professor: desafio à educação brasileira. Retratos da Escola, Brasília, v. 3, p. 51-67, 2009.

PINTO, J. M. R. As esperanças perdidas da educação de jovens e adultos com o Fundeb. FINEDUCA: Revista de Financiamento da Educação, São Paulo, v. 11, p. 14 - 20, 2021.

PINTO, J. M. R. Dinheiro traz felicidade? A relação entre insumos e qualidade na educação. Archivos Analíticos de Políticas Educativas / Education Policy Analysis Archives, Porto Alegre, v. 22, p. 1-20, 2014. Disponível em: https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/1378/1223. Acesso em: 06 fev. 2023.

PINTO, J. M. R. O financiamento da educação na Constituição Federal de 1988: 30 anos de mobilização social. Educação & Sociedade, Campinas, v. 39, p. 1-24, 2018.

RAVITCH, D. Vida e morte do grande sistema escolar americano. Porto Alegre: Sulina, 2011.

RONCAGLIA, A. A abusiva autonomia do Banco Central. Jornal Folha de São Paulo, São Paulo, p. A24, 10 fev. 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-03-20

Comment citer

PINTO, José Marcelino de Rezende. O custo de uma educação para a democracia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 32–53, 2023. DOI: 10.5965/1984723824542023032. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/23422. Acesso em: 22 nov. 2024.