Carrière d’enseignant: pilier importante pour “déconnecter” le projet d’université publique

Auteurs

  • Claudio Rezende Ribeiro UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
  • Renata Lucia Baptista Flores UFRJ – Rio de Janeiro – RJ
  • Sara Granemann UFRJ – Rio de Janeiro – RJ

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723823522022081

Mots-clés :

greve 2012, carreira, universidade pública, ANDES

Résumé

La greve nationale des enseignants des établissements fédéraux d’enseignement, organisée par Andes-SN em 2012, avait pour revendications centrales l’organisation de la carrière enseignant, le réajustment des salairs at l’amélioration des conditions de travail. Cet article entend donner une place centrale à la lutte pour la défense de la carrière – à travers une brève reconstruction historique de la lutte menée dans cette greve – comme garantie du fonctionnement public des universités. Dans um premier temps, nous reprenons quelques-uns de ses principaux antécécentds, puis nous présenteons les conséquences des acquis et des défaites de la greve, en indiquant les contradictions inhérentes à la continuité du processus de privatisation à partir de nouveaux changements de carriére dans le même sens que celui imposé par le gouvernement fédéral des Parti des travailleurs em 2012, avec le soutien de as branche “syndicale”, PROIFES-Federação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDES. Cadernos Andes, Florianópolis, n. 2, 1981. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/caderno2.pdf. Acesso em: 23 mar. 22.

ANDES. Informandes especial: setor das Federais. Brasília: [s.n.], maio 2018.

BACCIN, Ecléa Vanessa Canei; SHIROMA, Eneida Oto. Reconhecimento de saberes e competências: gênese e repercussões sobre o trabalho e a carreira docentes. Revista Trabalho Necessário, Niterói: v.18, n. 37, p.365-389, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/46297/26510. Acesso em: 23 mar. 22.

BRASIL. MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. A nova política de recursos humanos. Brasília: MARE, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado 1997. 52 p. (Cadernos MARE da reforma do estado; c. 11). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno11.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

BRASIL. MARE - Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Os Avanços da Reforma na Administração Pública 1995-1998. Brasília: MARE, Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado, 1998. 127 p. (Cadernos MARE da reforma do estado. c. 15). Disponível em: http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/cadernosmare/caderno15.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

BRASIL. Lei 12.772/2022. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745 de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nºs 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm. Acesso em: 23 mar. 22.

BRASIL. Portaria no 7 de 29 de junho de 2006. Brasília: MEC, 2006. Disponível em: http://www.adur-rj.org.br/4poli/gruposadur/gtpe/portaria7_29_6_06.htm. Acesso em: 23 mar. 22.

ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra São Paulo: Boitempo, 2007.

EVANGELISTA, Olinda. Faces da tragédia docente no Brasil. In: XI SEMINARIO INTERNACIONAL DE LA RED ESTRADO, 12, 2016, Cidade do México. Anais [online]. Cidade do México: 2016. Tema: Movimientos Pedagógicos y Trabajo Docente en tiempos de estandarización, Disponível em: http://redeestrado.org/xi_seminario/pdfs/eixo3/68.pdf. Acesso em: 23 mar. 22.

FLORES, Renata L. B. A política de editais como religião laica: o legado dos governos PT para a formação docente. 241p. Tese (Doutorado em Educação) – UFSC, Florianópolis, 2021.

KATO, Fabíola Bouth Grello. A nova política de financiamento de pesquisas: reforma no Estado e no novo papel do CNPQ. 179p.Tese (Doutorado em Educação) – UFSCAR, São Carlos, 2013.

MARX, Karl. Os despossuídos. São Paulo: Boitempo, 2017.

MATTOS, Marcelo Badaró. Uma greve, várias lições. A greve das universidades federais no Brasil em 2012. Revista Iberoamericana de Educación Superior, Cidade do México, v. 4, n. 10, p. 135-142, 2013. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2007287213719280. Acesso em: 19 mar. 2022.

MORENO, Ana Carolina; FAJARDO, Vanessa. Universidades Federais entram no 3o mês de greve com recorde de adesão. G1, São Paulo, 17 jul. 2012. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2012/07/universidades-federais-entram-no-3-mes-de-greve-com-recorde-de-adesao.html. Acesso em: 18 mar. 2022.

SILVA, Simone Maria da. Pesquisa científica, editais de financiamento e a heteronomia acadêmica. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – UFRJ, Rio de Janeiro, 2012.

Téléchargements

Publiée

2022-08-19

Comment citer

RIBEIRO , Claudio Rezende; FLORES, Renata Lucia Baptista; GRANEMANN , Sara. Carrière d’enseignant: pilier importante pour “déconnecter” le projet d’université publique. Revista Linhas, Florianópolis, v. 23, n. 52, p. 81–112, 2022. DOI: 10.5965/1984723823522022081. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/22485. Acesso em: 4 juill. 2024.