Cultura corporal como acontecimento discursivo no campo da Educação Física
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723824542023311Mots-clés :
cultura corporal, educação física, acontecimento discursivoRésumé
Na companhia de alguns pressupostos advindos da perspectiva foucaultiana, o presente estudo possui como escopo colocar em pauta a noção de cultura corporal. A fim de alcançar o objetivo elencado, delineiam-se, inicialmente, alguns traços discursivos da irrupção relativamente recente da cultura corporal no âmbito da Educação Física. Em seguida, ambiciona-se defender a ideia de que a cultura corporal se configura como um acontecimento discursivo singular, instaurando novas formas de regularidade e, por conseguinte, exprimindo uma descontinuidade em relação às concepções de movimento corporal humano vigentes nas concepções curriculares tradicionais do componente. Em vista disso, conjectura-se, com efeito, que, em termos pedagógicos, a noção em foco requer ou, ao menos, pressupõe a modificação das ações didáticas.
Téléchargements
Références
BORGES, Clayton Cesar de Oliveira. Governo, verdade, subjetividade: uma análise do currículo cultural da Educação Física. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, São Paulo, 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRACHT, Valter. Cultura corporal, cultura de movimento ou cultura corporal de movimento? In: SOUZA JÚNIOR, Marcílio de. Educação física escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Loyola, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FOUCAULT, Michel. 1978 – Diálogos sobre o poder. In: FOUCAULT, Michel. Estratégia, poder-saber: ditos e escritos IV. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 253-266.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GRAMORELLI, Lilian Cristina. A cultura corporal nas propostas curriculares estaduais de Educação Física: novas paisagens para um novo tempo. Tese (Doutorado em Educação) − Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
GRAMORELLI, Lilian Cristina; NEIRA, Marcos Garcia. Concepções de cultura corporal e seus reflexos no ensino da Educação Física. In: NEIRA, Marcos Garcia et al. Educação física cultural. São Paulo: Blucher, 2016. p. 87-104.
KUNZ, Eleonor. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.
MEDINA, João Paulo Subirá. A educação física cuida do corpo... e “mente”. Campinas: Papirus, 1983.
NEIRA, Marcos Garcia. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014.
NEIRA, Marcos Garcia. O currículo cultural da educação física: por uma pedagogia da(s) diferença(s). In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. (orgs.). Educação física cultural: por uma pedagogia da(s) diferença(s). Curitiba: CRV, 2016. p. 67-106.
NEIRA, Marcos Garcia; GRAMORELLI, Lilian Cristina. Embates em torno do conceito de cultura corporal. Pensar a Prática, [Goiás], v. 20, n. 2, p. 321-332, abr./jun. 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/38103/pdf. Acesso em: 31 jun. 2021.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Educação física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mario Luiz Ferrari. Currículo cultural, linguagem, códigos e representação: uma proposta para a produção de outras formas de fazer, ver e dizer a respeito de si, das práticas corporais e seus praticantes. In: MALDONADO, Daniel Teixeira et al. (orgs.). Linguagens na educação física escolar: diferentes formas de ler o mundo. Curitiba: CRV, 2021. p. 21-40.
REVEL, Judith. Michel Foucault: conceitos essenciais. São Carlos: Claraluz, 2005.
ROCHA, Mayara Alves Brito da et al. As teorias curriculares nas produções acerca da Educação Física escolar: uma revisão sistemática. Currículo sem Fronteiras, [s.l], v. 15, p. 178-194, 2015.
SANTIN, Silvio. Reflexões antropológicas sobre a educação física e o esporte escolar: pressupostos teóricos sobre os fundamentos do agir. Revista Kinesis, [Santa Maria], v. 1, n. 2, p. 119-130. jul./dez. 1985.
SOARES, Carmen Lucia et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
SOUZA JUNIOR, Marcílio et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, [Florianópolis], v. 33, n. 2, p. 391-411, abr./jun. 2011. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/676/662. Acesso em: 31 jul. 2021.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Linhas 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.