Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723823532022264Mots-clés :
aprendizagem da música, crianças, descoberta, desenvolvimento infantilRésumé
O projeto, Descobrir, explorar, imaginar: a influência da música no desenvolvimento da criança, foi desenvolvido numa sala de atividades de creche e jardim de infância. Deste modo, através da observação dos interesses e motivações de ambos os grupos, constatei que a temática de maior interesse era convergente em torno da música permitindo-me estabelecer uma continuidade entre contextos, tornando a seguinte interrogação a grande questão de investigação: Compreender de que forma o recurso à expressão musical pode ou não contribuir para o desenvolvimento integral e integrado da criança? A implementação do projeto permitiu atingir todos os objetivos específicos, nomeadamente: reforçar atividades de maior contacto dos grupos com as diferentes formas de expressão e comunicação; compreender de que forma a música contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da criança; permitir a construção de um olhar positivo das crianças sobre a música e fornecer um contacto com materiais diversificados com o intuito de estimular a intrusão da música. O projeto de intervenção pedagógica foi sustentado na abordagem de aproximação à investigação-ação e os instrumentos de recolha de informação, como as observações, os registos escritos, fotográficos e vídeo proporcionaram a construção da documentação pedagógica. Durante o projeto, os grupos mostraram-se sempre muito recetivos, interessados e motivados em todas as propostas apresentadas contribuindo para o progresso das suas habilidades no domínio motor, afetivo e cognitivo refletindo-se na construção de novas aprendizagens. O projeto nestes tramites provocou um melhoramento na minha postura, tornando-me profissionalmente mais reflexiva, surtindo efeitos evidentes na construção de novas aprendizagens pelos grupos.
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