A educação eugênica nos Annaes de Eugenía
DOI :
https://doi.org/10.5965/1984723821452020301Résumé
Este artigo tem como propósito problematizar as relações entre eugenia e educação no Brasil, tomando como objeto de análise algumas das proposições científicas encontradas nos Annaes de Eugenía, documento que reúne os registros das atividades realizadas da Sociedade Eugênica de São Paulo, fundada em 1918. Através da análise dos postulados eugenistas formulados por Renato Kehl (1889-1974) e Fernando de Azevedo (1894-1974), interessa evidenciar como, muito precocemente, os teóricos eugenistas locais elegeram a educação como uma forma privilegiada de promoção do melhoramento racial da população brasileira, buscando com isso compreender a forma como o nascente movimento social em favor da ciência do melhoramento racial definiu os preceitos da chamada educação eugênica.
Palavras-chave: Eugenia. Educação. Educação eugênica.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.