Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821452020078Resumen
Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.
Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.