A formação docente nas Amazônias: uma análise da expansão dos Cursos de Licenciatura (2019-2022)

Autores

  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá image/svg+xml
  • Alexandre Adalberto Pereira Universidade Federal do Amapá image/svg+xml
  • Maria da Conceição dos Santos Costa Universidade Federal do Pará image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024110

Palavras-chave:

educação superior, formação docente, Amazônias, privatização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a expansão de Cursos Superiores de Licenciatura em territórios amazônicos no Brasil, considerando a distribuição de matrículas entre as categorias administrativas (público e privado) e as modalidades de atendimento educacional (presencial e a distância), sob o contexto de expansão do ensino superior privado-mercantil. Trata-se de pesquisa realizada com base em dados estatísticos extraídos do Censo da Educação Superior, referentes ao período 2019-2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com recorte geográfico na região Norte do Brasil. Os resultados indicam o predomínio do atendimento educacional privado nos Cursos de Licenciatura, com crescente utilização da Educação a Distância (EaD), particularmente por instituições com fins lucrativos. Conclui-se que o processo de expansão privado-mercantil na formação docente afeta negativamente os territórios da cidade e do campo nas Amazônias, com retração do atendimento nas instituições públicas e a ampliação da atuação de conglomerados educacionais, com processos formativos aligeirados via EaD, sob a ideologia da lógica tecnicista, neoliberal e pragmática.

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Publicado

2024-07-29

Como Citar

GUIMARÃES, André Rodrigues; PEREIRA, Alexandre Adalberto; COSTA, Maria da Conceição dos Santos. A formação docente nas Amazônias: uma análise da expansão dos Cursos de Licenciatura (2019-2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 110–138, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25926. Acesso em: 26 set. 2024.