A formação docente nas Amazônias: uma análise da expansão dos Cursos de Licenciatura (2019-2022)

Autores

  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá image/svg+xml
  • Alexandre Adalberto Pereira Universidade Federal do Amapá image/svg+xml
  • Maria da Conceição dos Santos Costa Universidade Federal do Pará image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825582024110

Palavras-chave:

educação superior, formação docente, Amazônias, privatização

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a expansão de Cursos Superiores de Licenciatura em territórios amazônicos no Brasil, considerando a distribuição de matrículas entre as categorias administrativas (público e privado) e as modalidades de atendimento educacional (presencial e a distância), sob o contexto de expansão do ensino superior privado-mercantil. Trata-se de pesquisa realizada com base em dados estatísticos extraídos do Censo da Educação Superior, referentes ao período 2019-2022, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com recorte geográfico na região Norte do Brasil. Os resultados indicam o predomínio do atendimento educacional privado nos Cursos de Licenciatura, com crescente utilização da Educação a Distância (EaD), particularmente por instituições com fins lucrativos. Conclui-se que o processo de expansão privado-mercantil na formação docente afeta negativamente os territórios da cidade e do campo nas Amazônias, com retração do atendimento nas instituições públicas e a ampliação da atuação de conglomerados educacionais, com processos formativos aligeirados via EaD, sob a ideologia da lógica tecnicista, neoliberal e pragmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Antonia Costa; COSTA, Maria da Conceição dos Santos; FIGUEIREDO, Arthane Menezes; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. As interfaces da relação público-privada na formação de professores/as: a BNCC e o lugar das universidades na Região Norte do Brasil. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 38, n. 1, p. 1-22, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/122805. Acesso em: 10 nov. 2023.

ANTUNES, Ricardo. O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

APPLE, Michel W. Educando à direita: mercados, padrões, Deus e desigualdade. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

ARAÚJO, Rhoberta Santana; JEZINE, Edineide. A expansão da educação a distância no Brasil e as contradições entre capital e trabalho. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 7, e021041, 2021. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8659964. Acesso em: 7 nov. 2023.

BLANDY, Beatriz Azevedo; DOWBOR, Ladislau. Impactos da financeirização da educação brasileira: do ensino superior ao ciclo básico. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 1848-1877, out./dez. 2022. Disponível em: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i4p1848-1877. Acesso em: 1 nov. 2023.

BRITO, Cristiane de Sousa; GUIMARÃES, André Rodrigues. A expansão da educação superior e a desigualdade regional brasileira: uma análise nos marcos dos Planos Nacionais de Educação. EccoS –Rev. Cient., São Paulo, n. 44, p. 43-66, set./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/7898/3651. Acesso em: 20 ago. 2023.

COSTA, Maria da Conceição dos Santos. Formação de professores e professoras em educação física e as diretrizes curriculares nacionais: a desertificação da docência. Revista Formação em Movimento, Rio de Janeiro, v. 5, n. 11, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.38117/2675-181X.formov2023.v5.n.11.5158. Acesso em: 18 jun. 2024.

COSTA, Maria da Conceição dos Santos; FARIAS, Maria Celeste Gomes de; SOUZA, Michele Borges de. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a formação de professores no Brasil: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 6, n.10, p. 91-120, jan./jun. 2019.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.

EVANGELISTA, O.; DECKER, Aline I. Educação na lógica do Banco Mundial: formação para a Sociabilidade Capitalista. Roteiro, Joaçaba, v. 44, p. 1-24, 2019. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v44i3.23206. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23206. Acesso em 19 nov. 2023.

EVANGELISTA, Olinda; TRICHES, Jocemara. Curso de pedagogia, organizações multilaterais e o superprofessor. Educar em Revista, Curitiba, n. 45, p.185-198, jul./set. 2012.

FERREIRA, Diana Lemes. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a política de formação docente no Brasil. 2011. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2011.

FERREIRA, Suely; MORAES, Karine Nunes; OLIVEIRA, João Ferreira. PNE 2014-2024 e a redução das desigualdades regionais: entre a proposição e a realidade. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 10, n. 1, p. 379-396, jan./abr. 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54933/31153. Acesso em: 12 ago. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 53. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRITSCH, Rosangela; JACOBUS, Artur Eugênio; VITELLI, Ricardo Ferreira. Diversificação, mercantilização e desempenho da educação superior brasileira. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 25, n. 1, p. 89-112, 2020. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/avaliacao/article/view/3919. Acesso em: 27 nov. 2023.

FURTADO, Celso. O capitalismo global. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

GUIMARÃES, André Rodrigues; MATOS, Cleide Carvalho de; CABRAL, Maria da Conceição Rosa. Ensino remoto na Universidade Federal do Pará: condições de estudo no campus universitário do Marajó-Breves. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 50-81, 2021. DOI: 10.5965/1984723822492021050. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20675. Acesso em: 27 out. 2023.

GUIMARÃES; André Rodrigues; MORORÓ, Leila Pio; MIRANDA, Saulo Oliveira. Expansão das matrículas em cursos de graduação no Amapá (2011-2019). In: GUIMARÃES, André Rodrigues; ANDRADE, Antonia Costa; FIGUEIREDO, Arthane Menezes (orgs.). Política e gestão da educação amapaense: diagnósticos e desafios. Brasília, DF: ANPAE, 2022. p. 313-327.

GUIMARÃES, André Rodrigues; SILVA, Adeildo Teles; NOGUEIRA, Ari Fernandes Santos. Financeirização do Ensino Superior no Brasil: inserção e atuação da Cogna Educação na Região Norte. Revista Cocar, Belém, n. 20, p. 1-23, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7533. Acesso em: 5 dez. 2023.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; BARROS, Oscar Ferreira. Currículo e educação do campo na Amazônia: referências para o debate sobre a multisseriação na escola do campo. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 3, n. 1, p. 348-362, mar./set. 2010.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; CAMARGO, Leila Maria; GOMES, Raimunda Kelly; FIGUEIREDO, Arthane Menezes. BNCC e BNCF: padronização para o controle político da docência, do conhecimento e da afirmação das identidades. In: UCHOA, Antonio Marcos da Conceição; LIMA, Átila de Menezes; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza (orgs.) Diálogos críticos, volume 2: reformas educacionais: avanço ou precarização da educação pública? Porto Alegre: Editora Fi, 2020. p. 142-183.

HAGE, Salomão Antônio Mufarrej; SILVA, Hellen do Socorro de A.; COSTA, Maria da Conceição dos S. Formação de professoras e professores na Amazônia paraense: regulação, resistências e experiências contra-hegemônicas. Revista Humanidades & Inovação, Palmas, v.7, n.16, p. 126-141, jul. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2949. Acesso em: 10 nov. 2023.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 16. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação 2022 – PNAD-Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102002_informativo.pdf. Acesso em: 24 nov. 2023.

JEITO TUCUJU. Intérprete: Patrícia Bastos. Compositores: Joãozinho Gomes e Val Milhomem. In: Voz da Taba. Intérprete: Patrícia Bastos. [S.I]:

Selo Independente Distribuição Tratore, 2023, CD, faixa 1.

MACÁRIO, Epitácio. Padrão neoliberal de acumulação, ideologia e mercantilização da educação superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 14-49, 2021. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/20674. Acesso em: 22 set. 2023.

MALHEIROS, Bruno. Quando o único projeto para a Amazônia é matar. Amazônia Latitude: a Revista das Humanidades Ambientais, [s. l.],15 jun. 2022. Disponível em: https://www.amazonialatitude.com/2022/06/15/quando-o-unico-projeto-para-a-amazonia-e-matar/. Acesso em: 10 nov. 2023.

MANCEBO, Deise; VALE, Andréa Araújo; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da Educação Superior no Brasil 1995-2010. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 60, p. 31-50, jan./mar. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/QKyJmCvwkGxsJqg7vSCC4xk/. Acesso em: 20 maio 2023.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Ensino Superior na ótica dos organismos internacionais. Educar em Revista, Curitiba, v. 35, n. 75, p. 13-30, maio/jun. 2019. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/66009/39096. Acesso em: 20 maio 2023.

MAUÉS, Olgaíses Cabral; GUIMARÃES, André Rodrigues. A educação superior na esteira da internacionalização. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 307, 2019. DOI: https://doi.org/10.21573/vol35n22019.90971. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.90971. Acesso em: 15 out. 2023.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo, 2009.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Da geografia às geo-grafias: um mundo em busca de novas territorialidades. In: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. La Guerra Infinita: hegemonía y terror mundial. Buenos Aires: CLACSO, 2002.

RIBEIRO, Hellen T. de Souza; CHEROBIN, Fabiana F. O fechamento de escolas do campo do Estado do Pará. ReDiPE: Revista Diálogos e Perspectivas em Educação, Marabá, v. 4, n. 2, p. 222-235, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/ReDiPE/article/view/1863/1011. Acesso em: 10 nov. 2023.

SANTOS, Aline Veiga; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Influência de atores privados no fortalecimento da privatização da educação superior brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, e241276, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/FmDGCdsfhcTSTcj7KdTSRgh/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 14 out. 2023.

SAQUET, Marcos Aurélio; SILVA, Sueli Santos da. Milton Santos: concepções de geografia, espaço e território. Geo UERJ, Rio de Janeiro, Ano 10, v. 2, n. 18, 2. sem. 2008. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/1389/1179. Acesso em: 10 nov. 2023.

SEKI, Allan Kenji; SOUZA, Artur Gomes; EVANGELISTA, Olinda. A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil. Retratos da Escola, Brasília, DF, v. 11, n. 21, p. 447-468, 2017. DOI: 10.22420/rde.v11i21.812. Disponível em: https://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812. Acesso em: 24 nov. 2023.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior e diversidade regional no Brasil: o privado (mercantil) como fator de desigualdade e exclusão. In: CHAVES, Vera Lúcia Jacob; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Educação Superior no Brasil e diversidade regional. Belém: EDUFPA, 2008. p. 15-46.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educação & Sociedade, Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mXnvfHVs7q5gHBRkDSLrGXr/#. Acesso em: 2 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-07-29

Como Citar

GUIMARÃES, André Rodrigues; PEREIRA, Alexandre Adalberto; COSTA, Maria da Conceição dos Santos. A formação docente nas Amazônias: uma análise da expansão dos Cursos de Licenciatura (2019-2022). Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 58, p. 110–138, 2024. DOI: 10.5965/1984723825582024110. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25926. Acesso em: 21 nov. 2024.