Ensino remoto na Universidade Federal do Pará: condições de estudo no campus universitário do Marajó-Breves
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822492021050Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as condições de estudo no âmbito do Ensino Remoto Emergencial no Campus Universitário Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará. Trata-se de pesquisa com abordagem quali-quantitativa que envolveu análise documental e aplicação de questionário on-line. Evidencia-se como a adoção do ensino remoto, no contexto da pandemia de Covid-19, impulsionada por ações do governo federal, atende aos interesses hegemônicos do capital, com consequências negativas para a educação pública. No caso da Universidade Federal do Pará, particularmente no Campus Universitário Marajó-Breves, o processo de implementação do ensino remoto não foi acompanhado da garantia das condições necessárias para a participação de toda comunidade estudantil. Grande parcela dos estudantes não possuía sequer equipamentos e acesso à internet adequados, utilizando-se predominantemente de aparelho celular e conexão de dados móveis para participar das atividades letivas remotas. Em suma, o ensino remoto, para além de favorecer interesses privado-mercantis, implica na precarização da educação pública e na ampliação da exclusão educacional.
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