Ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental?: o que dizem as crianças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723825592024411

Palavras-chave:

leitura, escrita, anos iniciais do ensino fundamental, percepção da criança

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de pesquisa realizada com o objetivo de se conhecer o que pensam as crianças estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre o trabalho escolar com a leitura e a escrita, discutindo os modos como significam suas experiências escolares e os possíveis impactos do que vivenciam nesse âmbito sobre suas trajetórias escolares. Participaram da pesquisa estudantes de uma escola municipal da cidade de São Paulo que então cursavam o 1º, o 2º e o 5º anos. O processo metodológico envolveu a observação do cotidiano escolar, o registro de imagens fotográficas da escola pelas crianças e a realização de rodas de conversa sobre o que as fotografias revelam sobre sua relação com a escola. Os dados produzidos com a pesquisa nos possibilitam supor que o currículo dos primeiros anos do ensino fundamental em que se desenvolveu a investigação enfatizou a garantia da aprendizagem da escrita enquanto “técnica”. Chama a atenção, ainda, o pouco espaço que os livros literários recebem nas memórias das crianças sobre seu cotidiano na escola e a relação que reconhecem, no trabalho escolar, entre "aprender a escrever" e "fazer cópia" de conteúdos registrados na lousa. Ademais, destaca-se certa dificuldade por parte das crianças para entender o que devem saber e como devem expressar o que sabem para corresponder às expectativas escolares sobre sua produção escrita, o que remete a importantes reflexões sobre o currículo e os conhecimentos escolares de Língua Portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Biografia do Autor

Thaís Monteiro Ciardella, Roda Educativa (CEDAC)

Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Formadora e pesquisadora na Roda Educativa. Membro do grupo de esudos e pesquisa Escola, Currículo, Conhecimento (ECCo).

Cláudia Valentina Assumpção Galian, Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo

Doutora em Educação pela PUC/SP. Livre docente pela Universidade de São Paulo. É professora associada do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de estudos e pesquisa Escola, Currículo, Conhecimento (ECCo).

Émerson de Pietri, Universidade de São Paulo

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. É professor associado da Faculdade de Educação da USP, onde atua nas licenciaturas em Pedagogia e em Letras. É professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação. É líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas (USP/CNPq).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

CIARDELLA, Thaís Monteiro; GALIAN, Cláudia Valentina Assumpção; PIETRI, Émerson de. Ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental?: o que dizem as crianças?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 25, n. 59, p. 411–441, 2024. DOI: 10.5965/1984723825592024411. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/linhas/article/view/25512. Acesso em: 21 dez. 2024.