Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796308152019098Resumo
Um entendimento acurado das necessidades dos usuários é essencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. O presente artigo apresenta um método exploratório de pesquisa centrada no usuário no contexto do processo de design de novos produtos tecnológicos, formulado a partir das demandas de uma grande companhia de tecnologia da informação. O método é direcionado - mas não restrito - às etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, e contempla o uso de protótipos de baixa fidelidade e simulações de experiências interativas com o produto em desenvolvimento, permitindo que o usuário se imagine em um contexto futuro através de simulacros de ambientes e cenários até então no âmbito da ideação. O método se mostra eficiente para identificação de requisitos da experiência relacionada ao uso do produto, e possibilita a rápida iteração quanto às suposições existentes e maior exploração de conceitos de projeto que emergem ao longo da investigação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index