Design de experiências aplicado à pesquisa: um método exploratório de pesquisa centrada no usuário
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796308152019098Abstract
Um entendimento acurado das necessidades dos usuários é essencial para o desenvolvimento de produtos inovadores. O presente artigo apresenta um método exploratório de pesquisa centrada no usuário no contexto do processo de design de novos produtos tecnológicos, formulado a partir das demandas de uma grande companhia de tecnologia da informação. O método é direcionado - mas não restrito - às etapas iniciais do processo de desenvolvimento de produtos, e contempla o uso de protótipos de baixa fidelidade e simulações de experiências interativas com o produto em desenvolvimento, permitindo que o usuário se imagine em um contexto futuro através de simulacros de ambientes e cenários até então no âmbito da ideação. O método se mostra eficiente para identificação de requisitos da experiência relacionada ao uso do produto, e possibilita a rápida iteração quanto às suposições existentes e maior exploração de conceitos de projeto que emergem ao longo da investigação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index