Educação especial e teatro contemporâneo:
o processo criativo de De Lagarta à Borboleta, um vôo pela diversidade e pela autonomia em práticas relacionais
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0038Palabras clave:
Teatro na educação, Pessoas com deficiência e artes cênicas, Artistas com deficiência, Educação especialResumen
Este texto propõe um relato do processo criativo De Lagarta a Borboleta com pessoas com deficiência na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ouro Preto - MG. Dessa forma, o artigo visa contribuir com o campo de estudos acerca do ensino e prática do Teatro Contemporâneo em contextos de Educação Especial; além de debruçar sobre a experiência de criação colaborativa vivenciada nas práticas de teatro desenvolvidas por um grupo de estagiários do curso de licenciatura em Artes Cênicas – UFOP/MG. Por fim, busca compreender o teatro como linguagem e percurso de construção de conhecimentos vinculado a outros saberes, em contexto interdisciplinar.
Descargas
Citas
ABREU, A. M. N. Da cena ao texto: dramaturgia em processo colaborativo. 2005. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005. DOI:10.11606/D.27.2005.tde-28092009-092332. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27139/tde-28092009-092332/pt-br.php. Acesso em: 08 mar. 2020.
BERTÉ, O S. Bricolando experiências, imagens e conceitos para fazer-pensar dança com Pina Bausch. In: CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL (CONFAEB), 21., 2011, Anais [...] São Luís do Maranhão: FAEB, 2011. p.197-211. Disponível em: https://faeb.com.br/confaeb/anais-confaeb-2011/. Acesso em: 06 fev. 2013.
CALDEIRA, S. Dança: do movimento puro à dramaturgia corporal de Pina Bausch. In: Mimuns: revista on-line de mímica e teatro físico, Salvador, ano 1, n. 2, jul. 2009, p.23-38. Disponível em: http://www.mimus.com.br/revista/. Acesso em: 26 maio 2014.
CIA da Gente. In: Universidade Federal de Ouro Preto; Fundação Gorceix. Projeto de Extensão PROEX UFOP, 2005. Minas Gerais, 2005. Disponível em: https://ciadagenteufop.wixsite.com/cia-da-gente. Acesso em: 05 abr. 2020.
CLARK, Lygia. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mário Pedrosa. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FARMACÊUTICO DR. HÉLIO HARMENDANI. Projeto Político Pedagógico 2008/2013. Ouro Preto, MG: [s.n.], [2008].
ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL FARMACÊUTICO DR. HÉLIO HARMENDANI. Projeto Político Pedagógico, 2013/2016. Ouro Preto, MG: [s.n.], [2013].
FARIAS, S. Teatro na Escola. In.: Léxico de pedagogia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ed. Vozes: São Paulo, 2006.
LEHMANN, H.-T. Teatro Pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
PUPO, M. L. de S. B. O pós-dramático e a pedagogia teatral. In: FERNADES, S.; GUINSBURG, J. (org). O pós-dramático um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva, 2008.
SANTOS, M. P. Educação inclusiva: redefinindo a educação especial. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, Florianópolis, n. 3/4, p. 103-118, 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/view/1402. Acesso em: 08 mar. 2020.
SPERLING, David. Corpo + ARTE = ARQUITETURA: Proposições de Hélio Oiticica e Lygia Clark. In: Braga, Paula (org.) Fios Soltos: A arte de Hélio Oiticica. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2008.
TIBOLA. I. M. (coord.). Arte, cultura, educação e trabalho. Brasília: Federação Nacional das APAEs, 2001. Disponível em: http://feapaesp.org.br/material_download/122_arte_cultura_e_educacao%202000%20FENAPAEs.pdf. Acesso em: 20 mar. 2020
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Everton Lampe de Araujo, Carlos Alberto Ferreira da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.