Moda para meninas adolescentes:
seria um vestuário efetivamente para meninas reais?
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129152021e0010Palabras clave:
Moda - Estilo, Obesidade em adolescentes, Roupas de meninas, Vestuário - IndústriaResumen
O presente artigo reflete sobre a produção de peças de vestuário para adolescentes com obesidade mórbida de 12 a 14 anos, tendo em vista o número crescente de usuários na condição de excesso de peso e a forma como as marcas elaboram seus produtos de moda. O objetivo é ampliar o debate sobre os padrões de beleza do mercado, refletir sobre a práxis do designer, além de indagar se o vestuário oferecido atende às adolescentes em questão. O método utilizado foi revisão bibliográfica, levantamento de lojas do setor, aplicação de questionários às meninas estudadas e aos seus responsáveis, além de entrevistas com os profissionais responsáveis pelo atendimento médico delas no Hospital Pedro Ernesto, localizado em Vila Isabel, campo escolhido por reunir maior número de adolescentes em situação de obesidade. Para entender o mercado de moda, realizamos entrevista com a dona de uma marca carioca de moda feminina infantojuvenil estabelecendo um paralelo com outra marca do setor feminino, encerrando com uma reflexão acerca da prática profissional do Designer dentro do modo de produção capitalista, e a atividade laboral de desenhar roupas para os usuários. A pesquisa é relevante por convidar os pares a refletir sobre os padrões estabelecidos de beleza e de produção, que materializados na forma como estão elaborando os produtos de vestuário, de acordo com as condições materiais de produção não atendem as usuárias em questão.
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Citas
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