Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938–2004): relações entre performer e contexto

Autores/as

  • Daniel Ribeiro Medeiros Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012261

Palabras clave:

história do violão, Rio Grande do Sul, biografia, Delsuamy Vivekananda Medeiros

Resumen

Este artigo tem como objetivo ampliar a compreensão dos significados e relações que envolveram intérprete, meios de comunicação e público. Primeiramente, contextualiza-se a pesquisa no âmbito da musicologia brasileira. Após, são apresentados aspectos metodológicos (pesquisa em arquivos pessoal, institucional, análise de conteúdos), descrição de fontes documentais (matérias em jornais, programas de concertos, dentre outras), entremeados por respectiva fundamentação teórica. Na terceira parte são apresentadas as análises de conteúdos em matérias de jornais e programas de concertos. Nas considerações finais, a análise realizada nas fontes jornalísticas e o perfil do repertório são dialogados, no sentido de estabelecer relações entre performer e contexto. Conclui-se que a biografia de Delsuamy Vivekananda, no âmbito de sua atividade como concertista, constrói-se a partir da compreensão de um círculo cultural-musical onde os mesmos valores são compartilhados entre performer, imprensa e público.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-10-23

Cómo citar

MEDEIROS, Daniel Ribeiro. Delsuamy Vivekananda Medeiros (1938–2004): relações entre performer e contexto. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 261–285, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012261. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13961. Acesso em: 20 dic. 2024.

Número

Sección

Música