Disciplina nos mínimos detalhes: análise dos processos minimalistas na música Discipline (1981) do grupo King Crimson
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312906082011372Palavras-chave:
King Crimson, rock progressivo, minimalismo, análise musical, phasingResumo
Este artigo apresenta uma análise da música Discipine, faixa título do LP do grupo King Crimson. Mais especificamente, mostraremos como são abordadas as técnicas minimalistas de defasagem (phasing) e processo aditivo/subtrativo linear. Para fins de contextualização, abordaremos, em linhas gerais, aspectos referentes ao Rock Progressivo (gênero no qual King Crimson se insere), um breve histórico da banda e a relação cultural entre minimalismo e rock progressivo. Após, serão tratadas as técnicas de defasagem (phasing) e processo aditivo/subtrativo linear, bem como a análise dos módulos onde ocorrem tais técnicas na música Discipline.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.