Use of industry 4.0 tools for prototyping in the clothing sector

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129152021e0023

Keywords:

Clothing and dress - Industry, Rapid prototyping, Three-dimensional modeling, Industry 4.0

Abstract

The digital technologies of Industry 4.0, bring benefits to the clothing companies, with the optimization of the processes, the speed of production and the connection between the machines, which allows the integration of the entire value chain. This article discusses the use of tools from industry 4.0 in the prototyping of clothing products. Basic research with theoretical foundations was applied, with a qualitative and descriptive approach. Data collection was carried out in books, scientific articles, theses and dissertations, bringing the principles and pillars of industry 4.0, as well as the tools that enable 3D (three-dimensional) prototyping of clothing products. The relevance of the research is highlighted, considering that the global analysis of the technical feasibility of the product, which assesses the layout of the modeling, the dressability, the ergonomic aspects and the trim of the pieces, are done in a virtual environment, thus dispensing: the plotting of the molds, selection and preparation of the fabric for cutting, tracing of the scratch and cutting of the molds and assembly (preparation and sewing) of the garment model pieces. The research results reveal that it is possible to be effective in the production and reduction of working time and sustainable benefits with the use of 3D prototyping tools for clothing products, in social, environmental and financial terms.

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Author Biographies

Leide Laura Bittencourt, UDESC, Ceart, Florianópolis, SC

Mestranda em Design de Vestuário e Moda pela UDESC, Pós-Graduada em Nível de Especialização em Moda pelo IFC - campus Ibirama(2018) e Graduada em Design de Moda pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2015) .Atualmente docente nas unidades curriculares de Tecnologia da confecção e modelagem tridimensional no curso de design de Moda da faculdade SENAI Blumenau, atuando ainda em cursos de curta duração de modelagem e costura.

Icléia Silveira, UDESC, Ceart, Florianópolis, SC

Doutora em Design (2011) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestra em Engenharia da Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Desenho Industrial, Estilismo e Modelagem de moda (1992) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Também especialista em Atualização para docentes de Nível Superior (1980) pela UFSC. Também especialista em Geografia e Desenvolvimento Regional e Urbano (1978) pela UFSC. Licenciada em Geografia (1976) pela UFSC. Atualmente, é professora do quadro efetivo de docentes do curso de bacharelado em moda e do Programa de Pós-Graduação em Design de Vestuário e Moda (PPGModa), ambos da Udesc. É membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (Udesc/CNPq). É membro do conselho editorial da revista ModaPalavra e-periódico (Udesc). É membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM). É coordenadora do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa (LaCRIAT), da Udesc. Atua, leciona e pesquisa as seguintes áreas: ergonomia, modelagem plana do vestuário, moulage, processos produtivos nas indústrias têxteis e de confecção, gestão do conhecimento, negócios de moda e aprendizagem organizacional.

Lucas da Rosa, UDESC, Ceart, Florianópolis, SC

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. 

Daniela Novelli, UDESC, Ceart, Florianópolis, SC

Doutora em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), área Estudos de Gênero, com a tese: A branquidade em Vogue [Paris e Brasil]: imagens da violência simbólica no século XXI (2014). Realizou estágio de doutoramento na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS - CAPES/COFECUB) e de pós-doutorado na Université de Paris-Sorbonne Paris IV, junto ao Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains (CRIMIC) com bolsa de pesquisa CAPES BEX 6682/14-6 (Brasil). Mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), área História do Tempo Presente (2009), com estudos voltados para imagem/juvenilização contemporânea em periódicos de moda. Especialista em Moda: Criação e Produção pela UDESC (2002). Bacharel em Moda, com habilitação em Estilismo pela UDESC (2000). Pesquisadora colaboradora do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro de conselho editorial da revista DaPesquisa e parecerista ad-hoc da revista ModaPalavra E-periódico e da Revista Feminista (REF). Atuou como professora da UNIVALI e atualmente é professora adjunta no curso Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), credenciada no Mestrado Profissional em Design de Vestuário e Moda do Programa de Pós-Graduação em Moda (PPGMODA) da mesma instituição.

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Published

2021-07-27

How to Cite

BITTENCOURT, Leide Laura; SILVEIRA, Icléia; ROSA, Lucas da; NOVELLI, Daniela. Use of industry 4.0 tools for prototyping in the clothing sector . DAPesquisa, Florianópolis, v. 16, p. 01–25, 2021. DOI: 10.5965/18083129152021e0023. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/19997. Acesso em: 20 dec. 2024.

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