Saia! Vestes e contradições de uma performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312914242019052

Palavras-chave:

Conservadorismo, Dança tradicionalista gaúcha, Performance, Feminismo

Resumo

Este trabalho traz a linguagem da performance como um lugar de criação de novas realidades, uma brecha para falar das características da sociedade tradicionalista gaúcha e, consequentemente, de nossas próprias contradições, tendo a performance (Con)tradição como fio condutor e reflexivo da escrita. O processo criativo trouxe à tona a potencialidade da performance de criar territórios novos, fazendo com que por meio da arte seja possível refletir sobre nossas histórias e modos de ação cotidianos.

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Biografia do Autor

Débora Souto Allemand, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas. Arquiteta e Urbanista e Licenciada em Dança pela UFPel. Foi professora substituta no curso de Dança-licenciatura da UFPel de 2016 a 2018 e atualmente é Professora de Arte no Município de Pelotas. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA).

Helena Thofehrn Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Doutora e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Especialista em Fisioterapia Ortopédica e Neurológica. Licenciada em Dança e Fisioterapeuta pela UFPel. Foi Professora Substituta do Curso de Dança - Licenciatura da UFPel de 2017 a 2018 e atualmente é Professora de Pilates. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA).

Sarah Leão Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Antropóloga pela Universidade Federal de Pelotas. Graduanda em Dança-Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas. Trabalha com relações entre performance e antropologia. Bolsista do Projeto Caminhos da Dança na Rua.

Carmen Anita Hoffmann, Universidade Federal de Pelotas

É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade do Vale do Sinos e Esquema I na Universidade de Ijuí e mestrado e doutorado em História na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e coordenadora do Curso de Dança-Licenciatura e do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas. Vice-líder do grupo de pesquisa Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (OMEGA).

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Publicado

2019-12-02

Como Citar

ALLEMAND, Débora Souto; LESSA, Helena Thofehrn; LOPES, Sarah Leão; HOFFMANN, Carmen Anita. Saia! Vestes e contradições de uma performance. DAPesquisa, Florianópolis, v. 14, n. 24, p. 052–067, 2019. DOI: 10.5965/1808312914242019052. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/1808312914242019052. Acesso em: 29 mar. 2024.

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