Espaços-cor em Carlos Cruz-Diez
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172024e0003Palavras-chave:
Arte e tecnologia. Fenomenologia da percepção. Enação. Sistema das cores.Resumo
O presente trabalho investiga as obras do artista franco-venezuelano Carlos Cruz-Diez (1923-2019) para compreender por meio da Pesquisa em Artes (REY, 2002), suas articulações entre materialidades e tecnologias no processo constitutivo de seus conceitos operatórios para instauração dos espaços-cor enquanto operações cromáticas dentro do contexto fenomenológico da percepção (MERLEAU-PONTY, 2018). Neste sentido a proposta de Cruz-Diez provoca com que o espectador dinâmico (BORTULUCCE, 2013) explore a experiencia do fenômeno cromático em seus suportes de acontecimento, fazendo com que o espectador desenvolva uma ocupação do espaço-tempo através do conceito de “enação” (VARELA et al., 2000), fruindo partes ao passo que constrói seu conhecimento sobre o todo da obra.
Downloads
Referências
ALMOZARA, P.; PARAGUAI, L. O percurso ou o caminhar como dispositivo poético, perceptivo e mnemônico. Climacom cultura científica - pesquisa, jornalismo e arte, v. 4, p. 1, 2017.
ARENDT, Ronald João Jacques. O desenvolvimento cognitivo do ponto de vista da enação. Psicologia: Reflexão e Crítica [online]. 2000, v. 13, n. 2 [Acessado 31 Agosto 2021] , pp. 223-231. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000200003>. Epub 20 Ago 2002. ISSN 1678-7153. https://doi.org/10.1590/S0102-79722000000200003.
BARROS, Lilian R. M. A cor no processo criativo. 4. ed. São Paulo: Senac, 2011.
BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. A cor como evento: a série fisicromia de Carlos Cruz-Diez. Revista de História da Arte e Arqueologia, v. 20, p. 183-202, 2013.
CARLOS CRUZ-DIEZ et. al.. Color Happens [cat. expo., Fundación Juan March, Madrid]. Madrid: Fundación Juan March, 2009.
CARLOS Cruz-Diez Interview: The Colours We Create. Direção: Roxanne Bagheshirin Lærkesen. Produção: Museum of Modern Art. Humlebæk: Museum of Modern Art, 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=X37VQh4Fias. Acesso em: 5 jun. 2021.
EDENSOR, Tim. Light Art, Perception, and Sensation. The Senses and Society, vol. 10, n. 2, 138-157, 2015. DOI: 10.1080/17458927.2015.1042228.
JIMÉNEZ, A. Carloz Cruz-Diez conversa com Ariel Jiménez. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
JUNQUEIRA, L. C. U.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
KERCKHOVE, D. de. Connected intelligence, the arrival of the Web society. Toronto: Sommerville House Publishing, 1997.
MACHADO, A. & HAERTEL, L. Neuroanatomia funcional. 3 ed. São Paulo: Atheneu Editora, 2013..
MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequencias filosóficas / Mauricie Merleau-Ponty; tradução Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. – 1.ed.1.reimp. – elo Horizonte: Autentica Editora, 2017.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
MONTEIRO, Taís Cabral. Capítulo 3 Cor e espaço. In: GIANNOTTI, Marco. Reflexões sobre a cor – 1ª. Ed. – São Paulo: Editora Martins Fontes, 2021. p.138-161.
NOË, A. Experience an Experiment in Art. Journal of Consciousness Studies, Exeter, UK: Imprint Academic, v. 7, n. 8-9, p. 123-135, 2000.
PARAGUAI, L.. Interfaces multisensoriais: espacialidades hibridas do corpoespaço. Revista FAMECOS (Online), v. 37, p. 54-60, 2008.
PEDROSA, I.; Da cor à cor inexistente, 10. ed. 2. Reimpr. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2013
QUATTRER, Milena; GOUVEIA, Anna Paula Silva. “O ensino da cor nos livros didáticos de Arte”, p. 40-52. Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016. ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-004.
QUATTRER, Milena; GOUVEIA, Anna Paula Silva. A cor e o professor de arte: O ensino da cor na educação básica brasileira. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 7, n. 14: nov. 2017.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. A Colocação do Problema: Arte Como Processo Híbrido. In: Blanca Brites; Élida Tessler. (Org.). Metodologia da Pesquisa em Artes Visuais. Porto Alegre: UFRGS, 2002, p. 123-140.
SOUZA, Givago da Silva et al. A visão através dos contrastes. Estudos Avançados [online]. 2013, v. 27, n. 77 [Acessado 31 Agosto 2021] , pp. 45-60. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000100005>. Epub 11 Abr 2013. ISSN 1806-9592. https://doi.org/10.1590/S0103-40142013000100005.
TEDESCO, Elaine. Instalação: Campo de Relações. Centro Universitário Feevale. Revista Prâksis, Novo Hamburgo: vol. 1, p. 19-24, enero-junio, 2007.
VARELA, F.; THOMPSON, E. & AMP; ROSH. E. .L’inscription corporelle de l’esprit. Sciences cognitives et expérience humaine. Paris: Editions du Seuil,1993.
VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. The embodied mind, cognitive science and human experience. Cambridge, London: The MIT Press, 2000.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Sales Kirchner, Luisa Paraguai

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.