Espaços-cor em Carlos Cruz-Diez
DOI:
https://doi.org/10.5965/18083129172024e0003Palavras-chave:
Arte e tecnologia. Fenomenologia da percepção. Enação. Sistema das cores.Resumo
O presente trabalho investiga as obras do artista franco-venezuelano Carlos Cruz-Diez (1923-2019) para compreender por meio da Pesquisa em Artes (REY, 2002), suas articulações entre materialidades e tecnologias no processo constitutivo de seus conceitos operatórios para instauração dos espaços-cor enquanto operações cromáticas dentro do contexto fenomenológico da percepção (MERLEAU-PONTY, 2018). Neste sentido a proposta de Cruz-Diez provoca com que o espectador dinâmico (BORTULUCCE, 2013) explore a experiencia do fenômeno cromático em seus suportes de acontecimento, fazendo com que o espectador desenvolva uma ocupação do espaço-tempo através do conceito de “enação” (VARELA et al., 2000), fruindo partes ao passo que constrói seu conhecimento sobre o todo da obra.
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