Um estudo sobre a legislação para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental nas três capitais da região sul do Brasil

Autores

  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo UDESC
  • Dyane da Silva Rosa UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312903052008651

Palavras-chave:

Educação musical, Anos iniciais do Ensino Fundamental, Legislação educacional

Resumo

Neste artigo encontra-se a análise de alguns resultados da pesquisa intitulada: Os efeitos da legislação educacional para a educação musical nas séries iniciais: 10 anos de LDBEN e outros documentos. O objetivo da pesquisa é investigar de que forma a legislação educacional tem sido produzida em diversos sistemas educacionais a partir das normatizações da LDBEN de 1996. Este artigo apresenta um recorte da investigação referente ao estudo da legislação para a música nas séries iniciais do ensino fundamental em municípios brasileiros. A metodologia qualitativa norteia este trabalho, com ênfase na análise documental. Foram analisados documentos das três capitais dos estados da região sul do Brasil (Curitiba - PR, Florianópolis – SC, Porto Alegre – RS). Os resultados indicam a presença de orientações para a área de música no currículo escolar das séries iniciais do ensino fundamental. Ao mesmo tempo evidencia-se a possibilidade e necessidade de revisão e aprimoramento de tais orientações nos documentos nas capitais investigadas.

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Publicado

2019-08-14

Como Citar

FERREIRA DE FIGUEIREDO, Sérgio Luiz; DA SILVA ROSA, Dyane. Um estudo sobre a legislação para o ensino de música nas séries iniciais do ensino fundamental nas três capitais da região sul do Brasil. DAPesquisa, Florianópolis, v. 3, n. 5, p. 651–662, 2019. DOI: 10.5965/1808312903052008651. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/15499. Acesso em: 15 out. 2024.

Edição

Seção

Música