Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais

Autores

  • André Ricardo Paim de Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Napoleão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012444

Palavras-chave:

heráldica, marca gráfica, gestão de design, branding, brasões

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

CAMPOS, André Ricardo Paim de; NAPOLEÃO, Eduardo; SOUSA, Richard Perassi Luiz de. Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, Florianópolis, v. 7, n. 9, p. 444–463, 2018. DOI: 10.5965/1808312907092012444. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/13974. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Design

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