Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais

Autores

  • André Ricardo Paim de Campos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Napoleão Universidade Federal de Santa Catarina
  • Richard Perassi Luiz de Sousa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312907092012444

Palavras-chave:

heráldica, marca gráfica, gestão de design, branding, brasões

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de estudos teóricos e documentais, descrevendo a aplicação interpretativa dos conhecimentos obtidos sobre Heráldica Medieval, como a arte de conceber brasões, no estudo das marcas institucionais e comerciais contemporâneas. O contexto é composto pelas áreas de Gestão de Design e Gestão da Marca ou Branding. Tradicionalmente, os brasões foram usados para identificação de alguém ou de algum lugar, sendo que a vasta simbologia empregada ainda é pouco conhecida. Os resquícios das regras, das formas, dos tratamentos e das cores usadas na composição heráldica ainda subsistem e influenciam as marcas gráficas, nas suas formas de representação de organizações, produtos ou serviços. Além da casualidade, indica-se que a motivação para o uso dos atributos pode ser estabelecida de acordo com referências diretas ou indiretas, sendo relacionadas ou não aos antigos símbolos de família ou território.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Campos, A. R. P. de, Napoleão, E., & Sousa, R. P. L. de. (2018). Atributos gráficos da heráldica em marcas comerciais. DAPesquisa, 7(9), 444-463. https://doi.org/10.5965/1808312907092012444

Edição

Seção

Design

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