O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE MENORES ASSISTIDOS EM UMA ESCOLA INFANTIL DE URUGUAIANA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS DE 0 À 5 ANOS

Autores

  • Christian Caldeira Santos Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Eloá Maria dos Santos Chiquetti Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Tamiris Furtado Drehmer Pinheiro Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Chayene Luiz dos Santos Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Fernanda Alves Dornelles Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Gislaine Biberg Santos Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Janaína Teixeira Sentena Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Laura da Rosa Quoos Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Luana Brum Martins Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Patrícia Senhorinho Angonesi Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Sandra Maira Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Pampa - Unipampa
  • Suêini Zottis Nardin Gislaine Biberg Santos Universidade Federal do Pampa - Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/cidea.v7i1.4204

Resumo

O acompanhamento do desenvolvimento infantil até os seis anos de vida é de fundamental importância. Profissionais da saúde, família e comunidade são responsáveis pela vigilância deste desenvolvimento. Na relação entre biologia da criança, ambiente e tarefa, a criança pode ficar suscetível a fatores adversos para a aquisição do desenvolvimento típico, visto a alteração do seu ritmo (velocidade) de progressão. Assim, o objetivo geral desta ação foi conhecer o perfil do desenvolvimento motor dos menores matriculados em uma Escola de Educação Infantil de Uruguaiana - RS e posteriormente avaliar o desenvolvimento motor e realizar atividades de potencialização da aprendizagem motora destas crianças. Para coleta de dados utilizou-se a Escala Motora Infantil de Alberta (crianças < de 18 meses), o Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (crianças entre 19 e 24 meses) e a Escala de Desenvolvimento Motor (crianças > 24 meses). Das 171 crianças avaliadas, 149 apresentaram normalidade para o desenvolvimento motor e 22 apresentaram situações de suspeita e atraso motor. As atividades de potencialização da aprendizagem motora foram realizadas em todas as crianças. Os resultados da Escala de Desenvolvimento Motor analisados pela correlação de Pearson demonstraram uma forte correlação positiva estatisticamente significante (r=0,8738 e p<0,0001) entre as idades cronológicas e as idades motoras gerais das crianças maiores de 24 meses. Portanto, o perfil do desenvolvimento motor das crianças desta escola infantil é satisfatório e apresenta tendência a normalidade motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-01

Como Citar

SANTOS, Christian Caldeira et al. O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE MENORES ASSISTIDOS EM UMA ESCOLA INFANTIL DE URUGUAIANA: AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO COM CRIANÇAS DE 0 À 5 ANOS. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 7, n. 1, 2014. DOI: 10.5965/cidea.v7i1.4204. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/4204. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos