Como trabalhar os 17 ODS de forma prática e interdisciplinar: uma experiência na extensão
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120802e6880Palavras-chave:
ODS, ensino médio, educação, formação de professoresResumo
Como abordar os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de forma prática e interdisciplinar foi uma ação de extensão, no formato de curso EAD, desenvolvida e oferecida por um estudante de curso de especialização do Instituto Federal de Santa Catarina. A ação extensionista é opcional no curso da Especialização em Tecnologias para Educação Profissional e para participar o estudante apresenta um projeto. No caso deste relato, trata-se de um curso EAD de formação para professores do ensino médio, abordando o uso em sala de aula dos 17 ODS, com tecnologias digitais. O curso teve como premissa contextualizar, conhecer e aplicar na prática a discussão sobre o andamento das ações de atendimento aos objetivos sustentáveis no Brasil, e a importância de trabalhar o tema de forma interdisciplinar, utilizando ferramentas digitais e no formato EAD. A maior parte de carga horária foi assíncrona, com uma atividade síncrona, por Webconferência, para atividade de fixação e avaliação do curso. Foram ofertadas 40 vagas, com 32 inscritos e 20 participantes efetivos, certificados ao final. Os participantes consideraram que o curso atendeu às expectativas, apontaram ainda que as práticas sugeridas no curso são exequíveis em ambiente escolar presencial e em cursos no formato EAD. Experimentou-se recursos didáticos cujo conteúdo trabalha os ODS, utilizando ferramentas digitais de acesso gratuito como vídeos, jogos, e a produção de material didático, proporcionando um novo olhar para uso destas ferramentas, pouco utilizadas na prática pedagógica.
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