Ensino de microbiologia por meio de ação de extensão para professores de biologia e ciências biológicas
DOI:
https://doi.org/10.5965/259464120701202318Palavras-chave:
microbiologia, professores, materiais alternativos, curso de capacitação, aulas práticasResumo
As aulas práticas são essenciais para o aprendizado dos alunos. Porém, os professores encontram inúmeros obstáculos que impedem que essas aulas ocorram como, por exemplo, falta de materiais essenciais devido ao alto custo dos produtos, ou até mesmo falta de capacitação do professor para execução de práticas. Como a formação docente é uma das missões mais importantes de uma instituição de ensino e a extensão é um dos tripés da universidade, a fim de minimizar os empecilhos descritos acima, foi ofertado um curso de capacitação aos docentes das escolas intitulado “Técnicas microbiológicas utilizando condições alternativas de baixo custo para práticas de ensino”. Durante o curso de capacitação foram apresentadas duas palestras: Fundamentos da Microbiologia e Biossegurança em Laboratório de Microbiologia e oficinas práticas: 1 - Comparação da eficiência da panela de pressão, forno de fogão e autoclave na esterilização. 2 - Elaboração de meios de culturas alternativos a partir de resíduos agroindustriais; 3 - Avaliação da eficiência dos meios de culturas alternativos no crescimento de bactérias e leveduras; 4 - Avaliação da eficiência dos meios de cultura alternativos na fermentação alcoólica por Saccharomyces cerevisiae; 5 Microcultivo. As oficinas foram conduzidas utilizando diversos materiais alternativos para possibilitar a futura replicação dessas práticas nas escolas. É possível sugerir maior eficácia no processo ensino aprendizagem por meio da capacitação docente para aplicação de uma abordagem metodológica diferenciada. Dentro deste contexto as atividades práticas no ensino de microbiologia podem se apresentar vantajosas para a aquisição de conhecimento pelos estudantes do ensino básico.
Downloads
Referências
AZEVEDO, Thamara Medeiros; SODRÉ, Luiz. Conhecimento de estudantes da educação básica sobre bactérias: saber científico e concepções alternativas. Revista de Educação, Ciências e Matemática, v. 4, n. 2, 2014. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2478 Acesso: 13 de setembro de 2023.
CAETANO, Gabriella Luciano; PEREIRA, Grazielle Rodrigues. O ensino sobre as bactérias e as arqueas na educação básica: proposição de um curso de formação docente. Lat Am J Sci Educ, [s. l.], v. 6, n. 12019, p. 1-9, 2019. Disponível em: https://www.lajse.org/may18/2018_12010.pdf Acesso: 13 de setembro de 2023.
CASSANTI, Ana Clara; CASSANTI, Ana Cláudia; ARAUJO, Eliana; URSI, Suzana. Microbiologia democrática: estratégias de ensino aprendizagem e formação de professores. Enciclopédia Biosfera, [s. l.], v. 4, n. 5, 2008. 27 p. Disponível em: http://www.colegiodante.com.br/cientistaaprendiz/projetos/2007/pjt_microbio.php Acesso em: 28 jul. 2022.
DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002. 364 p. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/123456789/996. Acesso: 13 de setembro de 2023.
KIMURA, Angela Hitomi et al. Microbiologia para o ensino médio e técnico: contribuição da extensão ao ensino e aplicação da ciência. Conexão UEPG, [s. l.], v. 9, n. 2, p. 254-267, 2013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/conexao/article/view/5516. Acesso: 13 de setembro de 2023.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2004. 199 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2038219/mod_resource/content/1/Krasilchik%2C%202004.pdf. Acesso: 13 de setembro de 2023.
PEREZ, Karla Joseane. Mundo invisível a vida que a gente não vê–propostas de ensino de microbiologia para crianças. Revista do Seminário de Educação de Cruz Alta - RS, Cruz Alta, v. 6, n. 1, p. 63-64, 2019. Disponível em: http://www.exatasnaweb.com.br/revista/index.php/anais/article/view/619 Acesso: 13 de setembro de 2023.
RABELO, Elizabeth Ribeiro et al. Aula prática com materiais de baixo custo: uma proposta alternativa para o ensino de microbiologia no ensino fundamental. Múltiplos Acessos, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 1-15, 5 jan. 2021. Disponível em: http://www.multiplosacessos.com/multaccess/index.php/multaccess/article/view/134 Acesso: 13 de setembro de 2023.
SCHEIDEMANTEL, Sheila Elisa; KLEIN, Ralf; TEIXEIRA, Lúcia Inês. A importância da extensão universitária: o projeto construir. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 2, 2004, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: FURB, 2004. Disponível em: https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf Acesso: 13 de setembro de 2023.
SOARES, Raquel Madeira; BAIOTTO, Cléia Rosani. Aulas práticas de biologia: suas aplicações e o contraponto desta prática. Revista Di@logus, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 53 – 68, 2015. Disponível em: https://revistaeletronica.unicruz.edu.br/index.php/dialogus/issue/view/82. Acesso: 13 de setembro de 2023.
WELKER, Cassiano Aimberê Dorneles. O estudo de bactérias e protistas no ensino médio: uma abordagem menos convencional. Revista Experiências em Ensino de Ciências, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 69-75, 2007. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/249. Acesso: 13 de setembro de 2023.
SILVA VILELA, Jamily de Almeida; LEE, Lundoi Tobias; FIGUEIRA, Vanda Valente de Andrade; FIGUEIREDO VILELA, Leonardo de. Os microrganismos e os alimentos: uma oficina temática aplicada a estudantes do ensino fundamental. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [s. l.], v. 15, n. 1, p. 29-44, 2022. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/681. Acesso em: 13 de setembro de 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2023 Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.