Um amor pela terra: histórias e experiências do acampamento Beira Rio

Autores

  • Luiz Antonio Feliciano Minas Gerais State University image/svg+xml
  • Carlos Henrique Sabino Caldas Minas Gerais State University image/svg+xml
  • Eliana Aparecida Panarelli
  • Daniela Moreira da Silva
  • Ana Paula Ferreira Lima
  • Rafaela Aparecida do Nascimento

Palavras-chave:

meio ambiente, vídeo-documentário, recursos naturais

Resumo

Em linhas gerais, o projeto propôs a produção de um vídeo-documentário com depoimentos dos moradores do Acampamento Beira Rio, da cidade de Fronteira, no estado de Minas Gerais, que trouxesse uma abordagem das suas relações com os recursos naturais e com a terra, onde se encontra o acampamento. Os aprendizados na escola, os conhecimentos nas experiências cotidianas, a vivência familiar, as desterritorializações, entre tantos outros fatores relacionados à vida no campo. Objetivou-se, ainda, especificamente, verificar as mudanças que houve no acampamento, desde a chegada da agricultura familiar, e qual o papel desse modelo nas transformações do local. E, por fim, ter um panorama dos recursos naturais utilizados na produção, para entender as expectativas dos moradores quanto à utilização mais sustentável desses recursos. Os depoimentos foram gravados, a partir de um roteiro de perguntas, para que facilitasse o processo de pós-produção. As gravações realizadas permitiram construir um documentário com 34 minutos, que está sendo exibido nas escolas da região. Levar as histórias dos acampados, e amor que demonstram pela terra, para outros públicos é uma maneira eficaz de combater o preconceito e a desinformação sobre os integrantes dos movimentos de luta pela terra. Acredita-se que o documentário “Um amor pela terra” tem cumprido essa função.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Sabino Caldas, Minas Gerais State University

Professor Doutor na Universidade do Estado de Minas Gerais

Referências

ALIER, Juan Martinez. O ecologismo dos pobres. Raega: O Espaço Geográfico em Análise, [S.l.], v. 1, dec. 1997.

ALMEIDA, José. Som e imagem. São Paulo: Cortez, 1994.

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS. 2004. 117 p.

ARONOVICH, Ricardo. Expor uma história: a fotografia do cinema. Rio de Janeiro: Gryphus; São Paulo: ABC, 2004.

BERGAMASCO, S. M. P. P. (org.). Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro. Brasília: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, 2017. p. 197-222.

BRANDENBURG, A. Ecologização da agricultura familiar e ruralidade. In: DELGADO, G. C.; BERGAMASCO, S. M. P. P. (org.). Agricultura Familiar Brasileira: Desafios e Perspectivas de Futuro. Brasília: Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, 2017. p. 152-.167.

CASTRO, L. F. P. Agricultura familiar, habitus e acesso à terra. Rev. Bras. Soc. Direito, 2 (2), 2015, p. 91-105.

COSTA, F. L. M, RALISCH, R. A juventude rural do assentamento Florestan Fernandes no município de Florestópolis (PR). RESR, 51 (3), 2013, p. 415-432.

DURAN, J. J. Iluminação para vídeo e cinema. São Paulo, Press Print, 1994.

FARIZA, I. É preciso apagar a ideia de que reduzir a desigualdade é coisa de comunista. El País, Cidade do México, ano 44, 05 ago. 2019. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/02/economia/1564739067_996880.html.

GARCIA CANCLINI, N. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2005, 652p.

MAZALLA, W. N.; BERGAMASCO. S. M. P. P. A experiência agroecológica e o fortalecimento da racionalidade camponesa na relação com a natureza. In: DELGADO, G. C.; MELO, C. T. V. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, [S. l.], v. 5, n. 1/2, p. 25–40, 2013.

NICHOLS, B. Introdução ao Documentário. 5ª ed. Campinas: Papirus 2010.

PORTO, J.R.S. O discurso do agronegócio: modernidade, poder e “verdade”. Rev. NERA, 17 (25), 2014, p. 24-46.

ALLES, J. M. A dificuldade do documentário. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; CAIUBY NOVAES, S. (org.). O imaginário e o poético nas ciências sociais. Bauru: Edusc, 2005, p.57-71.

ZAN VIEIRA, F.; ROSSO, A. J. O cinema como componente didático da educação ambiental. Revista Diálogo Educacional, [S.l.], v. 11, n. 33, p. 547-572, jul. 2011.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

FELICIANO, L. A.; CALDAS, C. H. S.; PANARELLI, E. A.; SILVA, D. M. da; LIMA, A. P. F.; NASCIMENTO, R. A. do . Um amor pela terra: histórias e experiências do acampamento Beira Rio. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, Florianópolis, v. 6, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/cidadaniaemacao/article/view/22264. Acesso em: 6 fev. 2023.